Domingo, 19 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
32°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Deputado Guilherme Boulos diz que não há consenso na base do governo para revogar autonomia do Banco Central

Compartilhe esta notícia:

O projeto de lei de revogação da autonomia do BC foi anunciado pelo PSOL.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Segundo o BC, os envios mensais vêm crescendo desde fevereiro. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O líder do PSOL na Câmara, deputado Guilherme Boulos (SP), afirmou nesta quarta-feira (8), que não há consenso na base do governo na Casa para apoiar o projeto de lei que revoga a autonomia do Banco Central.

Ao chegar para uma reunião na liderança do governo na Câmara, o deputado disse, contudo, que pedirá aos partidos da base que assinem o requerimento do PSOL para convidar o presidente do BC, Roberto Campos Neto, a ir ao Congresso explicar a condução da política monetária.

O projeto de lei de revogação da autonomia do BC foi anunciado pelo PSOL, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva intensificar as críticas ao nível da taxa básica de juros, a Selic, mantida em 13,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom) na semana passada. Para entrar em vigor, o projeto de lei, que ainda não foi protocolado, tem de ser passar por comissões e ser aprovado na Câmara e no Senado.

Depois de uma reunião do Conselho Político do governo nesta quarta, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que não há no governo nenhuma ação para mudar a lei de autonomia do BC e que Lula quer apenas fazer o debate sobre a taxa de juros.

Boulos chamou Campos Neto de “infiltrado” do ex-presidente Jair Bolsonaro e do ex-ministro da Economia Paulo Guedes. Para o líder do PSOL na Câmara, o presidente do BC age para boicotar a retomada do crescimento econômico.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Homem é preso em flagrante por tráfico de drogas perto do Parque da Redenção, em Porto Alegre
Senado confirma indicação da Câmara para Tribunal de Contas da União
https://www.osul.com.br/deputado-guilherme-boulos-diz-que-nao-ha-consenso-na-base-do-governo-para-revogar-autonomia-do-banco-central/ Deputado Guilherme Boulos diz que não há consenso na base do governo para revogar autonomia do Banco Central 2023-02-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar