Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 9 de fevereiro de 2023
A Disney teve lucro no quarto trimestre. O resultado foi ajudado pelo sucesso “Avatar: The Way of Water”.
Foto: Disney/DivulgaçãoA Disney disse que deve cortar 7 mil funcionários de sua força de trabalho global, como parte de uma iniciativa multibilionária de corte de custos destinada a simplificar as operações da empresa em um período de turbulência na indústria de mídia.
A Disney tinha cerca de 220 mil funcionários em 1º de outubro, dos quais aproximadamente 166 mil estavam empregados nos Estados Unidos. Um corte de 7 mil empregos representa cerca de 3% de sua força de trabalho global.
“Embora isso seja necessário para enfrentar os desafios que enfrentamos hoje, não tomo essa decisão levianamente”, disse o CEO Bob Iger, que voltou a liderar a empresa em novembro, quando o conselho demitiu Bob Chapek como líder da empresa.
“Tenho enorme respeito e apreço pelo talento e dedicação de nossos funcionários em todo o mundo e estou ciente do impacto pessoal dessas mudanças.”
Iger também tomou medidas para recompensar os acionistas, enquanto os funcionários da Disney serão impactados com o anúncio do corte de empregos.
A empresa havia suspendido o pagamento de dividendos durante a pandemia. Iger anunciou que espera que isso volte.
“Agora que os impactos da pandemia em nossos negócios ficaram para trás, pretendemos pedir ao conselho que aprove o restabelecimento de um dividendo até o final do ano civil”, disse ele.
“Nossas iniciativas de redução de custos tornarão isso possível. E, embora inicialmente seja um dividendo modesto, esperamos aumentá-lo ao longo do tempo”, completou.
Corte de custos
Os cortes de empregos fazem parte de um esforço de corte de custos também anunciado nesta semana. Iger disse que a empresa pretende economizar US$ 5,5 bilhões em custos, sendo US$ 2,5 bilhões provenientes de economias anuais em operações “sem conteúdo”.
As operações de conteúdo referem-se a unidades de negócios, como filmes e programas de televisão.
Ele disse que 50% da economia de custos viria de despesas de marketing, 30% da economia de mão de obra e 20% da economia de custos viria de menos gastos com tecnologia, compras e outras despesas.
Como a Disney é um grande anunciante, uma redução de US$ 1 bilhão nos gastos anuais com marketing indica mais dificuldades futuras para outras mídias, bem como para empresas de tecnologia.
Os grandes cortes de empregos foram anunciados por Iger depois que a empresa divulgou resultados financeiros melhores do que o esperado para o quarto trimestre de 2022. A receita da Disney no trimestre aumentou 8%, para US$ 23,5 bilhões, superando as estimativas de US$ 23,4 bilhões de analistas consultados pela Refinitiv.
O lucro por ação, embora ligeiramente inferior ao de um ano atrás, superou as previsões, chegando a US$ 0,99, excluindo itens especiais. Isso está abaixo dos US$ 1,06 por ação que ganhou nessa base um ano antes, mas muito melhor do que a previsão de US$ 0,78 por ação.
A empresa disse que os resultados foram ajudados por fortes exibições de bilheteria, inclusive para o sucesso “Avatar: The Way of Water”, e receitas excepcionalmente robustas de parques temáticos.