Terça-feira, 22 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 13 de fevereiro de 2023
Segundo um relatório, 77% dos supostos abusadores eram padres
Foto: Agência BrasilMais de 4,8 mil crianças foram abusadas sexualmente por padres e outros membros da Igreja Católica de Portugal desde 1950. A conclusão é de uma comissão independente formada a pedido da própria igreja, no ano passado, para investigar suspeitas de abuso que vinham sendo denunciadas nos últimos anos.
O relatório final foi apresentado nesta segunda-feira (13). Segundo o documento, 77% dos supostos abusadores eram padres. Os outros tinham algum tipo de ligação com a igreja. A comissão investigou supostos casos e denúncias desse tipo de crime.
“Queremos prestar uma homenagem sincera àqueles que foram vítimas de abuso na infância e ousaram dar voz ao silêncio”, declarou o chefe da comissão, o psiquiatra infantil Pedro Strecht. “Eles são muito mais do que uma estatística”, prosseguiu. A comissão portuguesa iniciou os trabalhos em janeiro de 2022.