Domingo, 19 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Ministra do Planejamento diz que a ordem de Lula é para que nenhum brasileiro fique fora do Orçamento

Compartilhe esta notícia:

Para Simone Tebet, todos os brasileiros têm que estar no Orçamento, "mas na proporcionalidade de suas necessidades"

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ministra do Planejamento repercutiu manutenção da taxa básica de juros durante evento em Brasília (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse nesta segunda-feira (13), que por falta de comando no governo de Jair Bolsonaro, o Congresso se apossou do Orçamento Público e passou a aprovar projetos à revelia do Executivo.

Agora, de acordo com Tebet, a partir da eleição de outubro, o Brasil passou a ter comando e que a primeira missão dada à ela pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, é para que nenhum brasileiro fique fora do Orçamento.

“O foco especial é nos pobres, que têm que constar no Orçamento, nas palavras do presidente. Mas eu acrescento que a primeira infância tem que constar no Orçamento”, disse a ministra durante um evento.

Para Tebet, todos os brasileiros têm que estar no Orçamento, “mas na proporcionalidade de suas necessidades” e não no processo inverso que se tem hoje no Brasil, que tem políticas públicas ineficientes.

“Nós temos recursos gastos que atendem a uma minoria enquanto a maioria da população brasileira se encontra desagasalhada, se encontra dentro do que a gente chama de mapa da fome, desalojada e morando em barracas de lona nos grandes centros das cidades”, criticou a ministra.

Nessa missão, disse Tebet, este será o ano do PPA (Plano Plurianual) que vai conduzir os destinos do Brasil pelos próximos quatro anos. “Nossa tarefa no ministério é dar arquitetura ao plano de voo. Normalmente a engenharia se dá à posteriori, a arquitetura se dá com o Plano Plurianual e ele vai deixar de fazer de conta como sempre foi feito no passado”, comentou.

A ministra disse querer que o PPA seja participativo, onde todos serão ouvidos. “Não queremos que o PPA seja apenas uma carta de intenção para ser deixada nos gabinetes, nas gavetas dos ministérios. Esse é o trabalho que vamos fazer para que o Brasil possa decolar e para que todos os ministérios estejam envolvidos”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Ministério da Fazenda finaliza proposta para correção da tabela do Imposto de Renda
Trecho da Estrada do Mar é bloqueado devido a incêndio em vegetação
https://www.osul.com.br/ministra-do-planejamento-diz-que-a-ordem-de-lula-e-para-que-nenhum-brasileiro-fique-fora-do-orcamento/ Ministra do Planejamento diz que a ordem de Lula é para que nenhum brasileiro fique fora do Orçamento 2023-02-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar