Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
31°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Ministro Luiz Fux envia para Justiça do Distrito Federal pedido para investigar Bolsonaro

Compartilhe esta notícia:

O ex-presidente será investigado por suposto uso indevido de imagens de crianças e adolescentes em campanha política e em situações que incitaria o uso de armas

Foto: Felipe Sampaio/SCO/STF
O ex-presidente será investigado por suposto uso indevido de imagens de crianças e adolescentes em campanha política e em situações que incitaria o uso de armas. (Foto: Felipe Sampaio/SCO/STF)

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou à Justiça Eleitoral do Distrito Federal o pedido da Polícia Federal sobre a abertura de inquérito contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por suposto uso indevido de imagens de crianças e adolescentes em campanha política e em situações que incitaria o uso de armas.

Fux determinou o envio da ação para outra instância da Justiça pelo fato de que Jair Bolsonaro perdeu o foro privilegiado, em razão do fim do mandato como presidente da República. Desta forma, como o processo não está em fase de julgamento, o STF deixa de ser a instância competente para analisar o caso.

“Considerado o fim do mandato presidencial do suposto ofensor, resta afastada a hipótese constitucional de competência originária desta Corte”, diz o ministro.

Cármen Lúcia

Na semana passada, a ministra Cármen Lúcia já havia remetido cinco processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, no Distrito Federal, com o mesmo argumento.

As ações, apresentadas por parlamentares e entidade da sociedade civil, pedem a investigação de Bolsonaro por declarações de ameaça ao Poder Judiciário e de promoção de uma ruptura institucional no país durante as comemorações do 7 de setembro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

No Itamaraty, Alckmin fala em geração de emprego e queda de juros
A composição da cúpula da Polícia Federal tem evidenciado a tentativa do governo Lula de tentar afastar da corporação a influência de Bolsonaro
https://www.osul.com.br/fux-justica-df-pedido-investigar-bolsonaro/ Ministro Luiz Fux envia para Justiça do Distrito Federal pedido para investigar Bolsonaro 2023-02-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar