Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Governo trabalha para conter gastos no primeiro trimestre

Compartilhe esta notícia:

Novo decreto tem limite que representa o quanto o governo pode gastar em cada mês. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva trabalha para segurar as despesas no primeiro trimestre do ano e sinalizar o compromisso com a redução do déficit das contas públicas para pelo menos 1% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023.

O novo decreto estabelece um cronograma de desembolso das despesas. Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, o texto deverá estabelecer um limite “um pouco menor” do que 1/12 (um doze avos) dos valores para movimentação e empenho de despesas discricionárias (não obrigatórias) de órgãos do Poder Executivo definidos na Lei Orçamentária de 2023.

O limite representa o quanto o governo pode gastar em cada mês em relação ao total de despesas previstas no Orçamento para todo o ano. Ou seja: os órgãos do governo só poderão desembolsar esse limite dos seus respectivos orçamentos estabelecidos para 2023. Na prática, esse limite representa um controle conhecido no jargão orçamentário de “boca do caixa”.

Frear despesas

Ainda de acordo com o Estadão, a ideia é gerir o orçamento com prudência no primeiro trimestre até a divulgação do primeiro relatório de avaliação de receitas e despesas do Orçamento, que por lei deve ser enviado ao Congresso no dia 22 de março.

É nesse documento que o governo tem de adotar medidas, se necessário, para o cumprimento do teto de gastos, regra que limita o crescimento das despesas à variação da inflação. Caso haja necessidade de correção dos desvios, o governo tem de fazer um bloqueio preventivo. Apesar da intenção do governo Lula de revogar o teto e conseguir no Congresso a aprovação de uma nova regra fiscal, a medida ainda está valendo.

Nesse primeiro relatório, a expectativa do governo é de que haja um cenário bem melhor para o resultado primário, com uma reestimativa de receitas para cima decorrente do impacto das medidas do pacote de ajuste fiscal.

Reajustes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou nessa quinta-feira (16) o reajuste de 40% nas bolsas de pós-graduação. Ao anunciar os novos valores, ele afirmou que está proibido tratar como “gasto” o dinheiro investido na educação, na saúde e na ciência.

“É importante vocês saberem que a gente vai fortalecer outra vez a educação, a começar do ensino fundamental, a começar do ensino básico, da creche à universidade. É proibido neste governo tratar [como] gasto dinheiro que vai para educação, dinheiro que vai para bolsa, dinheiro que vai para cuidar da saúde” disse.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Prévia do PIB do Brasil aponta alta de 2,9% em 2022 e desaceleração da economia
A Petrobras extrai petróleo “em reais” e importa gasolina e diesel “pagando em dólar”, diz Lula
https://www.osul.com.br/governo-trabalha-para-conter-gastos-no-primeiro-trimestre/ Governo trabalha para conter gastos no primeiro trimestre 2023-02-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar