Segunda-feira, 28 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 16 de novembro de 2015
Para conseguir economizar na conta do celular no fim do mês é preciso fazer malabarismos. Ou, no caso, ter mais de um chip para economizar os créditos e poder aproveitar os bônus de operadora para operadora. No entanto, duas empresas de telefonia móvel acabaram com a cobrança distinta entre elas. Atualmente, a diferença entre ligar para um número da própria companhia e da concorrente chega a 93%.
Para aderir às ofertas que barateiam o minuto é preciso ligar na operadora para migrar o plano, no caso do cliente pré-pago, aquele que compra o chip e carrega o celular.
Diferenças entre algumas operadoras.
Na TIM, o custo por minuto é de 0,25 centavos para qualquer operadora, móvel e fixo, após o fim da franquia de minutos do pacote contratado. A oferta também está disponível aos planos controle e pós-pagos, ambos com conta todo mês.
Já na Oi, a cobrança de minutos iguais para todas as operadoras vale, por enquanto só para os pré-pagos. A operadora dá opção para contratação das ofertas por dia, por semana ou até mesmo por mês.
O consultor financeiro Reinaldo Domingos aconselha que, antes de contratar qualquer plano ou promoção de celular é preciso pesar o custo-benefício. Além dos minutos disponíveis para falar é preciso analisar o pacote de internet, por conta do uso dos aplicativos e também o preço.
“Antes de comprar algo que pareça vantajoso, você precisa fazer as contas, saber como é o sinal daquela operadora próximo à sua casa, analisar se compensa”, afirmou.
A reportagem pesquisou preços dos principais planos disponíveis para pré e pós-pagos no País. Se TIM e Oi ganham pelos minutos livres para qualquer operadora, a Claro investe em acesso ilimitado a redes sociais, como Facebook, Twitter e WhatsApp. O uso das mesmas não é descontado da franquia. No entanto, não é possível receber ligações pelo aplicativo de mensagens instantâneas ou carregar vídeos nas outras duas.
Já a Vivo aposta em pacotes de dados. Mesmo após o fim da franquia, a operadora disponibiliza dois tamanhos de ofertas adicionais, por 2,99 reais e 5,99 reais. A operadora também tem promoção que dobra a internet dos planos Controle até o dia 31 de dezembro.
Tarifas.
Para saber o quanto vai pagar em cada item após o fim do pacote contratado, o consumidor deve ter paciência. Os dados ficam disponíveis em tabelas de tarifas nos sites e é preciso um bom tempo para encontrar.
Caso surjam dúvidas do quanto se paga em cada serviço e a informação não for encontrada na internet, é necessário ligar para a operadora contratada e verificar. (DSP)