Quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
26°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Ministro do Supremo Dias Toffoli arquiva investigações contra Bolsonaro

Compartilhe esta notícia:

Ministro do Supremo atendeu pedido da PGR

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
"Tratou-se de uma armação fruto de um projeto de poder de determinados agentes públicos", disse Toffoli sobre a prisão de Lula. (Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

O ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), arquivou na terça-feira (28) duas frentes de investigação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, abertas em decorrência do relatório final da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Pandemia.

Toffoli atendeu a pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República), de julho de 2022, para quem não foi apontada a materialidade de nenhum crime praticado por Bolsonaro. O ministro entendeu que, se a PGR não viu ilícito, o pedido de arquivamento deve ser aceito.

“Se, dos fatos narrados e suas eventuais provas, apresentados, agora, à autoridade a quem compete investigar e representar por abertura de inquérito perante esta Suprema Corte, não visualizou a Procuradoria-Geral da República substrato mínimo para tais medidas, deve-se acolher seu parecer pelo arquivamento”, argumenta Toffoli.

Em parecer assinado por Lindôra Araújo, vice-procuradora-geral da República, a PGR argumentou que o relatório da CPI da Pandemia tem deficiências técnicas, por não ter individualizado provas, por exemplo.

As apurações arquivadas por Toffoli tratavam da suposta prática, por Bolsonaro, de infrações a medidas sanitárias e do crime de epidemia, agravado por resultar em mortes.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Brasil tem 822 mil estupros por ano ou dois por minuto, estima Ipea
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aceita pedido de cassação de parlamentar que discursou contra baianos
https://www.osul.com.br/ministro-do-supremo-dias-toffoli-arquiva-investigacoes-contra-bolsonaro/ Ministro do Supremo Dias Toffoli arquiva investigações contra Bolsonaro 2023-03-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar