Sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
27°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Janja diz ser alvo de ataques à honra e critica sub-representação feminina no Congresso

Compartilhe esta notícia:

Durante o seu discurso, Janja lembrou da pouca participação feminina no Congresso.

Foto: Reprodução de TV
Durante o seu discurso, Janja lembrou da pouca participação feminina no Congresso. (Foto: Reprodução de TV)

A primeira-dama do Brasil, Rosângela Lula da Silva, a Janja, participou na manhã desta quarta-feira (8) da sessão especial do Senado em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Durante o ato, Janja falou sobre as mensagens de ódios que recebe nas redes sociais.

“Cada uma das mulheres aqui sabe as dificuldades do dia a dia da política. Tenho sido o principal alvo de mentiras e ataques à honra e ameaças nas redes sociais. Até mais que o presidente [Lula]. Sei que muitas de vocês também passam por isso. A mesma terrível experiência de ver seu nome, seu corpo e sua vida expostos de maneira mentirosa”, declarou.

Durante a sessão, Janja, Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), e outras mulheres receberam o Diploma Bertha Lutz. A honraria é um reconhecimento a pessoas que contribuem com a defesa dos direitos das mulheres no Brasil.

Durante o seu discurso, Janja lembrou da pouca participação feminina no Congresso. Só 17,3% da Câmara dos Deputados é formada por mulheres, enquanto o montante no Senado é de 18%.

“Um século depois de Bertha Lutz ter organizado a luta pelo direito ao voto, seguimos tendo que repetir que precisamos estar representadas nos espaços de decisão. Temos que comemorar o avanço da representatividade das mulheres no Congresso, mas ainda estamos abaixo da média mundial, que é de 26% dos assentos nos parlamentos”, argumentou.

A ministra Rosa Weber também falou sobre a importância da representatividade nos Três Poderes: “A igualdade continua a se fazer necessária, considerada a sub-representação feminina neste parlamento a partir da perspectiva masculina a respeito da mulher. Igualdade formal na lei, não igualdade substancial. Igualdade efetiva.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Justiça federal condena prefeito afastado de Canoas por contratação irregular de hospital
Presidente da Câmara de Vereadores assume como prefeito em exercício de Porto Alegre até quinta-feira
https://www.osul.com.br/janja-diz-ser-alvo-de-ataques-a-honra-e-critica-sub-representacao-feminina-no-congresso/ Janja diz ser alvo de ataques à honra e critica sub-representação feminina no Congresso 2023-03-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar