Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
Por Bruno Laux | 29 de março de 2023
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Crise da proteína animal
A crise da cadeia da proteína animal no Estado foi tema de debate entre os deputados Miguel Rossetto (PT) e Zé Nunes (PT) com o secretário estadual do Desenvolvimento, Ernani Polo. Os parlamentares apontam que o atual contexto do setor está se encaminhando para sua inviabilização, por questões estruturais e conjunturais, havendo a necessidade urgente de uma ação do governo, combinada com apoio federal, para fazermos a travessia do momento de dificuldade que estamos passando. Eles solicitaram ao secretário o intermédio um diálogo com o governo estadual acerca do tema, afirmando que já vêm alertando sobre os impactos dos cortes de créditos presumidos no setor há cerca de 2 anos. “Desde o final de 2021 o setor solicita reunião com o governador Leite para tratar do assunto, mas até hoje ele não recebeu o setor, que é dos mais importantes da agroindústria gaúcha. Está distribuído em várias regiões do Estado, e tem papel fundamental para o desenvolvimento, a geração de oportunidades e agregação de valor à produção primária gaúcha”, destacou Zé Nunes.
Segurança na Capital
Rodrigo Lorenzoni (PL) protocolou nesta terça-feira, na Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado da Assembleia, um requerimento que solicita a realização de uma audiência pública para discutir o aumento da criminalidade em Porto Alegre. O parlamentar justifica a proposição apresentando dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado que apontam que o mês de fevereiro deste ano teve um aumento de 50% em casos de homicídio quando comparado com o mesmo período no ano passado. “É preciso dar respostas e soluções para os cidadãos de Porto Alegre. Não podemos ficar assistindo o crime organizado ligado ao tráfico de drogas tomar conta da cidade”, apontou Lorenzoni.
Rio Grande Contra a Fome
O Comitê Gestor do Movimento Rio Grande Contra a Fome para o ano de 2023 será instalado nesta quarta-feira no gabinete da presidência da Assembleia Gaúcha. O presidente da Casa, Vilmar Zanchin (MDB) irá conduzir o ato de instalação ao lado do coordenador do movimento, deputado Valdeci Oliveira (PT), contando com a participação de representantes das demais instituições integrantes da iniciativa com o Governo do Estado, o Tribunal de Justiça, a Defensoria Pública, o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público. Valdeci destaca que a entrada de novos integrantes no Conselho deve beneficiar a sequência e ampliação da iniciativa. “Após a conclusão da primeira temporada do Movimento, realizada entre junho do ano passado e janeiro deste ano, o objetivo é dar sequência a esse esforço coletivo e integrado que atua no fortalecimento das ações de enfrentamento à insegurança alimentar no RS”.
Diretor escolar afastado
A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa aprovou o requerimento para oitiva do professor Flávio Gabardo, que foi afastado do trabalho e impedido de acessar a Escola Estadual de Educação Básica Érico Veríssimo, no município de Jacutinga. O educador foi afastado do cargo de diretor do colégio após uma declaração racista contra as regiões Norte e Nordeste do país que realizou em um programa de rádio local. Durante a reunião do colegiado o deputado Paparico Bachi (PL) afirmou que há indícios de arbitrariedade com motivação político-ideológica no processo de afastamento do professor, destacando que a comunidade local e regional cobra esclarecimentos do poder público, e citando um abaixo assinado com mais de 1,4 mil assinaturas de apoio ao educador. A Comissão deve ainda realizar um convite à secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, e à coordenadora da 15ª Coordenadoria Regional de Educação, Juliana Bonez, para que se manifestem sobre o caso.
South Summit 2023
A Frente Parlamentar de Inovação da Assembleia gaúcha estará presente durante o South Summit Brazil 2023, realizado em Porto Alegre nesta semana. Durante o evento que busca fomentar conexões entre startups, investidores e outras empresas, o grupo liderado pelo deputado Marcus Vinícius deve promover um programa de conferências no pavilhão The Next Big Thing, no stand da Prefeitura de Porto Alegre. O parlamentar aponta que o encontro é a oportunidade ideal para dar foco a debates fundamentais para o ecossistema de inovação do Estado. É uma das funções do parlamento reunir entidades, sociedade civil e representantes do setor produtivo. O evento, que é uma referência global de conexões, nos propicia ampliar esse debate e nos aproximarmos do mercado”, afirma o deputado.
Pautas sociais
As Frentes Parlamentares pela Alimentação Saudável e da Regularização Fundiária de Interesse Social foram recriadas nesta terça-feira, através de homologação da Mesa Diretora da Assembleia. As coalizações serão lideradas pelo deputado Adão Pretto Filho (PT) e foram retomadas em função dos preocupantes dados de pessoas em situação de insegurança alimentar grave no RS, que atualmente somam 14,1% da população gaúcha, assim como da necessidade de implementação de políticas públicas para atender a demanda social de pavimentação e saneamento. De acordo com o parlamentar, as Frentes homologadas devem ser instaladas no parlamento gaúcho já nas próximas semanas.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.