Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Proposta de nova regra fiscal deve chegar ao Congresso na próxima semana

Compartilhe esta notícia:

Ministros Fernando Haddad e Alexandre Padilha (foto) se reuniram com líderes do Senado para apresentar os detalhes da proposta

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais) afirmaram nesta quinta-feira (30) que a nova proposta de regra fiscal chegará para a apreciação do Congresso na próxima semana. A ideia é que o texto venha antes do envio da proposta da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), que está sendo elaborada já com a previsão do novo arcabouço.

Antes de anunciar a nova regra oficialmente, os ministros estiveram reunidos com as lideranças do Senado para detalhar a proposta em primeira mão. O gesto tem como objetivo traçar um acordo com os parlamentares a fim de que o texto não encontre dificuldade para aprovação no Congresso.

“É uma proposta moderna e alinhada com o que de mais avançado vem sendo praticado no mundo. Penso que vai dar para o país uma trajetória de desenvolvimento sustentável do ponto de vista fiscal e social”, disse Haddad.

A sugestão é que as despesas públicas não extrapolem 70% da variação da receita, mas o percentual pode mudar caso a arrecadação não seja suficiente para atingir a meta de superávit. A nova regra substitui o teto de gastos e tem como objetivo zerar o déficit fiscal a partir do fim de 2024.

A jornalistas, Padilha declarou que o governo está confiante com a tramitação. Na reunião com os líderes, um dos assuntos foi a negociação por um relator moderado e que tenha trânsito no governo e no Congresso. “Isso cria um ambiente muito positivo de dedicação de senadores e deputados federais, de discussão do texto”, disse Padilha.

A orientação, segundo o ministro, é manter um projeto para garantir o equilíbrio sem subir carga tributária, sem criar novos impostos e sem aumentar a alíquota de impostos. “No geral, a nova regra fiscal tem instrumentos importantes de controle de crescimento de despesas.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Prefeitura assina contrato de consultoria para desenvolver novo sistema da bilhetagem eletrônica em Porto Alegre
Grêmio dobra recorde de vendas em sua loja oficial no primeiro trimestre do ano
https://www.osul.com.br/proposta-de-nova-regra-fiscal-deve-chegar-ao-congresso-na-proxima-semana/ Proposta de nova regra fiscal deve chegar ao Congresso na próxima semana 2023-03-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar