Sábado, 04 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 18 de novembro de 2015
Manter uma vida saudável muitas vezes parece tarefa impossível. Não faltam sugestões de alimentos e remédios com promessas de benefícios ao corpo e à mente. Diante de tantas possibilidades, qual caminho seguir?
Para diminuir essas dúvidas, especialistas ouvidos pela reportagem definem um cardápio básico, que facilita tudo para quem quer garantir o bem-estar. São dez alimentos, que podem ser consumidos diariamente para prevenir doenças e ainda ajudam a emagrecer com saúde.
A lista é variada e foi elaborada por nutricionistas e endocrinologistas, incluindo dicas do personal trainer americano Steve Diamond. Como podem ser substituídos por outros do mesmo grupo, dá sempre para ajustar o tipo de alimento ao seu gosto – e bolso.
Peixes, ovos, legumes, cereais, frutas, verduras: o que não pode é faltar variedade.
Confira ao lado dez alimentos mais poderosos e que podem ser consumidos diariamente.
1. Salmão fresco – É rico em ômega 3, fundamental para o processo de emagrecimento. Pode ser substituído por sardinha ou atum.
2. Brócolis – Do grupo dos vegetais de folha verde escuro, é um alimento rico em enxofre e ajuda a prevenir diferentes tipos de cânceres. Pode ser substituído por couve-flor, repolho ou alface.
3. Arroz integral – Ajuda na regularização dos níveis de glicose e insulina. Pode ser substituído por aveia, cevada ou quinoa.
4. Ovo cozido – Os ovos não alteram o colesterol e albumina contida na clara dá a sensação de saciedade. Não pode ser substituído pelo ovo frito.
5. Banana – É um alimento rico em potássio e libera serotonina, que dá a sensação de prazer e alivia a ansiedade.
6. Abacate – É rico em antioxidantes, gordura monoinsaturada (gordura do bem) e fibras.
7. Nozes, castanhas e amêndoas – Possuem ômega 6 e ômega 9. Contêm vários componentes que auxiliam no controle da inflamação e perda de peso, como resveratrol, vitamina E, zinco, selênio e manganês.
8. Laranja – Do grupo das frutas cítricas, é uma grande fonte de vitamina C, responsável por ajudar na absorção de ferro. Pode ser substituída por limão, acerola ou bergamota.
9. Lentilha – Do grupo das leguminosas, é a mais indicada pelos nutricionistas por ser rica em proteínas e ferro e ter menor índice glicêmico. Pode ser substituída por feijão, ervilha, grão-de-bico ou milho.
10. Iogurte – É uma importante fonte de cálcio e proteína. Também auxilia na função intestinal e melhora a flora bacteriana. Pode ser substituído por coalhada light. (AD)