Domingo, 22 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 31 de março de 2023
Aberta nesta sexta-feira (31), prossegue até este sábado no centro de eventos do Barra Shopping de Porto Alegre (Zona Sul) a 37ª edição da Feira de Negócios da União Gaúcha dos Representantes e Operadores do Turismo (Ugart). O evento tem a participação de empresas e entidades do setor, agentes de viagem e representantes de órgãos públicos, dentre outros.
O governador gaúcho Eduardo Leite conferiu de perto as atividades no início da noite. Ele recebeu a homenagem “Amigo do Turismo”, concedida pela Ugart em reconhecimento a ações de estímulo ao setor, e em seu discurso destacou a relevância econômica do turismo e mencionou investimentos realizados em sua gestão:
“Estamos construindo um grande plano de promoção do Rio Grande do Sul como destino turístico. Vamos investir muito para que as pessoas visitem nosso Estado e para que aqui sejam muito bem recebidas e acolhidas”.
Em seguida, acrescentou: “Com o programa estadual ‘Avançar’, já destinamos R$ 200 milhões ao turismo desde o final de 2021. Desejamos que os visitantes levem consigo as melhores lembranças e voltem muitas vezes. Nosso Estado também preza cada vez mais pela diversidade e pelo respeito, e tods as formas de ser encontrarão acolhida. Aqui, todos são muito bem-vindos”.
O governador também falou sobre a recriação da Secretaria do Turismo, em 2021, visando a elaboração de políticas de apoio ao setor que foi um dos mais atingidos pela pandemia de coronavírus. O órgão era vinculado à estrutura do Desenvolvimento Econômico.
A força do setor também foi enaltecida pelo secretário-adjunto do Turismo, Luiz Fernando Rodriguez. Segundo ele, o momento tem sido marcado pela busca de inovação no planejamento de políticas públicas com base em dados científicos.
Rodriguez citou iniciativas da pasta estadual como lançamento das plataformas de negócios e elaboração de painéis on-line de dados com informações estatísticas sobre participação do turismo no PIB gaúcho, geração de emprego, fluxo de passageiros ao Estado por meio da malha aérea e perfil do visitante de eventos turísticos: “Essas informações estão disponíveis para todos e ajudam na tomada de decisões de forma mais precisa e estratégica”.
Superação
Paulo Queiroz, presidente da Ugart, ressaltou por sua vez que a feira é um espaço propício para que agentes de viagem conheçam os produtos turísticos de cada cidade gaúcha. Ele chamou a atenção para o fato de que o fluxo de turistas já equivale a cerca de 60% do verificado antes da pandemia de coronavírus.
“A feira é uma tentativa de alavancar a quantidade de negócios concretizados”, sublinhou. “Nos últimos anos, vivemos uma aproximação muito grande das entidades públicas com o setor privado e estamos tendo uma demanda diferente, que é o turismo regional.”
A presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (Abav-RS), Lucia Bentz, seguiu a mesma linha: “O Estado está em um caminho de crescimento e esta feira é local para fortalecer conexões. O turismo gaúcho está na mídia e, inclusive, temos companhias aéreas apostando cada vez mais em nossos locais escolhidos como destino de viagem”.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul