Terça-feira, 14 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 4 de abril de 2023
Ao 80 anos, após conquistar o Monte Fuji – a montanha mais alta do Japão, com 3.776m de altura – Seiichi Sano pensou num novo desafio: “Por que não começo a surfar?”
E tudo começou. Agora, aos 89 anos, o japonês foi reconhecido pelo Guinness Book como o surfista com mais idade do planeta. Ele tinha 88 anos e 288 dias quando o recorde foi verificado em 8 de julho de 2022.
O surfista recordista nasceu em 23 de setembro de 1933. Depois de terminar o ensino médio, Seiichi se mudou para Tóquio e frequentou uma escola de telégrafo sem fio. Era um ambiente pós-guerra naquela época, e Seiichi aceitaria uma grande variedade de empregos, inclusive como funcionário de cabaré e porteiro num clube de estrangeiros.
“Eu não tinha nada no meu currículo e não tinha ninguém para me apoiar. Então eu tive que descobrir as coisas por conta própria. Mas não tive medo”, declarou ele, de acordo com o site do Guinness.
Mais tarde, ele entrou na indústria madeireira e abriu o próprio negócio. “O meu gerente de banco que tem a pele muito bronzeada. Achei que fosse jogador de golfe, mas quando perguntei, ele sussurrou para mim: ‘Eu surfo'”, contou o japonês.
Ele não tinha tempo a perder. Três dias depois, Seiichi estava parado em frente a uma praia com uma prancha de surf e roupa de mergulho, pronto para aproveitar o sol. Desde então, Seiichi surfa regularmente nas ondas, mesmo nos meses frios do inverno.
“As pessoas me dizem que surfar é perigoso, mas eu tive momentos muito mais assustadores em um carro do que em uma prancha de surfe!”, afirmou o octagenário.
Como não é surfista profissional, Seiichi às vezes entrar no mar com a prancha e apenas fica admirando a paisagem.