Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 6 de abril de 2023
Flávio Dino alertou para a proliferação de discursos de ódio no País
Foto: DivulgaçãoO ministro da Justiça, Flávio Dino, informou, na madrugada desta quinta-feira (6), que assinou uma determinação para que a PF (Polícia Federal) instaure um inquérito para investigar organizações nazistas e neonazistas no Brasil.
Dino disse que há indícios de que haja uma atuação interestadual desses tipos de organizações. O ministro afirmou que a PF deve investigar crimes como racismo e apologia ao nazismo.
“Assinei agora determinação à Polícia Federal para que instaure inquérito policial sobre organismos nazistas e/ou neonazistas no Brasil, já que há indícios de atuação interestadual. Há possível configuração de crimes previstos na Lei 7.716/89”, afirmou o ministro nas redes sociais.
A medida foi anunciada após o ataque a uma creche que deixou quatro crianças mortas em Blumenau (SC). Dino alertou para a proliferação de discursos de ódio no País.
“Sobre ataques em escolas, as medidas cabíveis, no âmbito do Ministério da Justiça, estão em andamento. As atualizações possíveis e pertinentes serão feitas diariamente. Agradeço aos Estados que estão dialogando e trabalhando com a nossa Secretaria Nacional de Segurança Pública”, declarou o ministro.