Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 13 de abril de 2023
Vivendo um bom momento e sendo campeão gaúcho, o Grêmio chega embalado para a terceira fase da competição nacional.
Foto: Rennê Carvalho/ABC F.CEm jogo válido pela terceira fase da Copa do Brasil, o Grêmio venceu por 2 a 0 o ABC, do Rio Grande do Norte, na noite dessa quinta-feira (13). Com gols marcados por Villasanti e Bitello no segundo tempo, o Tricolor, comandado por Renato Portaluppi, tem boa vantagem para a partida da volta, no dia 27, na Arena, em Porto Alegre.
O time gaúcho, pode até perder por 1 a 0 na próxima semana que ainda assim avança para as oitavas de final da Copa do Brasil. Qualquer empate também serve para o Tricolor, que busca o hexacampeonato do torneio. Os cinco títulos anteriores foram conquistados em 1989, 1994, 1997, 2001 e 2016.
Jogo
Com três zagueiros, o Tricolor esteve sólido defensivamente. Os donos da casa imprimiram o ritmo nos primeiros minutos, tanto que chegaram por algumas vezes, pelas laterais: em uma delas, Fábio Lima chutou em cima da marcação, que afastou o perigo, já outras foram em bola parada, mas a defesa gremista conseguiu cortar e afastar qualquer chance de gol.
Aos 15 minutos, o Grêmio teve sua primeira oportunidade no ataque, em cobrança de escanteio: Franco Cristaldo colocou na área, Kannemann subiu mais que a zaga e desviou de cabeça, mas a bola passou por sobre o gol adversário.
Passados 34 minutos, o Grêmio tentou construir uma jogada, trabalhando a bola de pé em pé, até que ela chegou em Cristaldo, que finalizou forte, mas longe da meta. Em seguida, Vina recebeu na direita e invadiu a área em velocidade, chutando cruzado, para a defesa de Simão.
O ABC quase abriu a contagem aos 39 minutos, quando Fábio Lima cruzou no segundo poste para Felipe Garcia, que desviou de cabeça – a bola bateu no travessão da meta gremista e por detalhe não entrou.
O Grêmio voltou a campo com a mesma formação para a etapa complementar. A partida seguiu no mesmo ritmo: truncada e com poucas oportunidades claras de gol. Com 9 minutos jogados, os donos da casa chegaram com Maycon Douglas, que chutou rasteiro, mas a bola foi defendida por Adriel.
Já o Tricolor teve um escanteio a seu favor. Depois de um bate-rebate, a bola chegou a Diogo Barbosa, que mandou a gol, mas após desviou, saiu pela linha de fundo. Na sequência, Simão conseguiu defender o ataque seguinte.
Passados 15’, os gremistas tiveram uma falta a seu favor, da intermediária, pelo lado esquerdo. A bola foi colocada na área, mas a defesa adversária fez o corte. Em seguida, Vina tentou completar um lançamento no segundo poste, mas a bola foi rápida demais e saiu.
O ABC seguiu insistindo no campo de ataque e conseguiu uma falta da intermediária. Felipe Garcia cobrou, mas carimbou a carreira, aos 25’. Em resposta, depois de boa triangulação pelo meio-campo, Zinho recebeu na meia-lua da grande área e chutou, mas fraco, facilitando a defesa do goleiro potiguar.
Foi aos 30 minutos que o Tricolor conseguiu abrir o marcador depois de uma jogada bem trabalhada, de pé em pé: Vilassanti tabelou com Vina, que cruzou na área. O paraguaio mandou de cabeça para o fundo do gol, sem chances de defesa do goleiro Simão.
E não demorou para sair o segundo gremista. Após cobrança de escanteio, Bitello recebeu na entrada da área e fuzilou a meta adversária, marcando um golaço no Frasqueirão, com 36’ jogados.
Ficha Técnica
– ABC: Simão; Luiz Gustavo, Richardson, Afonso e Márcio Azevedo (Daniel Vançan); Wellington Reis, Daniel (Allan Dias) e Léo Ceará (Raphael Luz); Maycon Douglas (Welliton), Fábio Lima e Felipe Garcia. Técnico: Fernando Marchiori.
– Grêmio: Adriel; Bruno Alves, Bruno Uvini e Kannemann; João Pedro (Thomas Luciano), Villasanti, Lucas Silva (Zinho), Diogo Barbosa e Bitello; Vina (Nathan) e Cristaldo (André).Técnico: Renato Portaluppi.
– Arbitragem: Raphael Claus, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
e Sidmar dos Santos Meurer (PR). VAR (árbitro de vídeo): Daiane Muniz.