Sábado, 16 de novembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Bruno Laux Panorama Político

Compartilhe esta notícia:

Após a análise na Comissão de Assuntos Econômicos, o texto segue direto para o plenário do Senado. (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Sem interferência

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, garantiu nesta segunda-feira que as votações das medidas econômicas do governo federal não devem ser impactadas pela CPMI dos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro. Propostas como o novo arcabouço fiscal da União e a reforma tributária devem manter o cronograma previsto de andamento.

Contra à desestatização

O presidente Lula declarou nesta segunda-feira que o governo federal não irá privatizar suas empresas públicas. Ele criticou as desestatizações realizadas nas gestões anteriores, destacando que foi perdido patrimônio e os serviços não obtiveram melhora.

Parceria privada

Lula afirmou ainda que deseja promover parcerias com o setor privado, através da criação de novos negócios. Ele destacou que para atrair investimentos se faz necessário estabilidade política, social, jurídica e credibilidade.

Crítica à SELIC

O chefe de Estado também tornou a criticar a elevada taxa básica de juros nacional mantida pelo Banco Central. Durante o fórum Portugal-Brasil, ele destacou que o alto índice impede a circulação de dinheiro no país, uma vez que dificulta empréstimos.

Prazos do Pronampe

A sanção do presidente Lula à MP que amplia para seis anos o prazo para pagamento de empréstimos do Pronampe foi publicada nesta segunda-feira. A medida abrange empréstimos solicitados desde janeiro de 2021, os quais devem ter sua negociação realizada com base nos requisitos do governo federal.

Prazos do Pronampe II

A determinação altera também a carência mínima para o início do pagamento das parcelas do programa, passando para 12 meses. O teto de juros permanece sem alteração, sendo mantido em 6% somado à taxa Selic.

Orçamento insuficiente

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, declarou nesta segunda-feira que o atual orçamento para o pagamento de benefícios do setor é insuficiente para zerar a fila do INSS. Os atuais recursos que o governo dispõe para a área possuem capacidade para o pagamento dos subsídios previdenciários antigos e de mais cerca de 1 milhão de beneficiários provenientes do crescimento esperado.

Depoimento adiado

A Polícia Federal adiou o depoimento do ex-ministro da Justiça Anderson Torres que seria recolhido nesta segunda-feira. A defesa do depoente alegou piora no quadro depressivo que ele vem apresentando, fator este que impediu a presença na oitiva.

Fundo de Participação dos Municípios

A proposta que prevê a transição de dez anos para a vigência de novos parâmetros de distribuição de recursos do Fundo de Participação dos Municípios pode ser analisada na Câmara nesta terça-feira. O projeto busca reenquadrar os municípios em índices de distribuição de recursos do FPM a partir de dados do Censo 2022.

Lei Geral do Esporte

A discussão referente à proposta da Lei Geral do Esporte será retomada no Senado Federal nesta quarta-feira. O projeto regulamenta a prática desportiva no país e consolida a atividade em um único texto legislativo.

Alfinetada

O Senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) tornou a criticar a nomeação de Ricardo Capelli como chefe interino do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Nesta segunda-feira ele compartilhou nas redes sociais um trecho de uma entrevista na qual ele ironiza a indicação, afirmando que Capelli entende tanto de segurança nacional ou pública, quanto ele entende de física quântica.

Recomposição de gabinete

Ricardo Capelli declarou nesta segunda-feira que o presidente Lula solicitou que o processo de renovação dos servidores do GSI seja acelerado. De acordo com o ministro interino, desde o início do atual mandato cerca de 35% dos servidores do Gabinete foram trocados.

Mapa Estratégico 2023-2026

O governo estadual reuniu-se nesta segunda-feira com suas lideranças e secretariado para o seminário de lançamento do Mapa Estratégico da gestão do período 2023-2026. O governador Eduardo Leite conduziu o encontro, apresentando os detalhes do planejamento que será referencial para as tomadas de decisões em cada setor do Executivo.

Queda de arrecadação

A arrecadação de impostos estaduais no RS encerrou o primeiro semestre de 2023 com uma queda de 14% em relação ao mesmo período do ano passado. No total, o governo gaúcho arrecadou R$ 11,39 bi entre janeiro e março deste ano.

Diversidade na educação

A Fapergs lançou nesta segunda-feira a chamada para a Comissão Assessora para Equidade, Diversidade e Inclusão. O colegiado está sendo elaborado para promover iniciativas que contribuam para a erradicação de preconceitos e discriminação nos ambientes de Educação Superior e na produção de conhecimento científico.

Proteção às escolas

Secretários de Educação e de Segurança da Associação dos Municípios da Região Metropolitana reuniram-se nesta segunda-feira para discutir medidas de proteção às suas instituições de ensino. Entre as alternativas debatidas foi apresentado pela Secretaria de Educação da Capital, o Botão de Emergência aplicado nas escolas municipais.

Conselho de Mobilidade

A Câmara de Porto Alegre aprovou nesta segunda-feira o Projeto de Lei Complementar que institui o Conselho Municipal de Mobilidade Urbana. O colegiado tem o objetivo de aconselhar, colaborar e fiscalizar projetos relativos ao planejamento macro de mobilidade.

Vacina da gripe

A vacina contra a gripe será disponibilizada para crianças menores de 6 anos de idade a partir desta terça-feira em Porto Alegre. O imunizante segue também disponível para idosos com 60 anos ou mais, profissionais de saúde, indígenas, gestantes e puérperas.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Bruno Laux

Haddad fica quase metade do tempo fora de Brasília
Quem são os 22 advogados gaúchos que disputam uma vaga de desembargador no Tribunal de Justiça do RS
https://www.osul.com.br/panorama-politico-65/ Panorama Político 2023-04-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar