Quinta-feira, 24 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Lesados pelo Hurb, ex-Hotel Urbano, são 24 mil pessoas

Compartilhe esta notícia:

João Ricardo Mendes, CEO da empresa, usou deboche e fez ameaças ao lidar com crise. (Foto: Reprodução/Instagram)

Medo de cancelamento de pacotes, dúvidas sobre pedidos de reembolso, revolta com o deboche e ameaças do ex-CEO da empresa, João Ricardo Mendes, e até mesmo vergonha por ter convidado amigos para viajar pelo Hurb. Estes são os tópicos predominantes em um grupo de Facebook formado por consumidores que alegam terem sido lesados pela agência de turismo digital nascida há 14 anos como Hotel Urbano.

Criado no Facebook, o grupo “Prejudicados pelo Hotel Urbano” já reúne 24,3 mil pessoas com o propósito de se “unir para processar” a empresa. Os integrantes afirmam, na descrição, que desejam que os gestores do Hurb “paguem pelos seus erros e aprendam a tratar seus clientes com respeito e honestidade”.

Uma cliente compartilhou o drama que enfrenta após ter firmado contratos para fazer turismo por meio dos serviços do Hurb. “Estou com pacote para Dubai, Orlando, Chile, Punta Cana, San Andres e Europa. Não sei se choro, se cancelo tudo, o medo é grande de perder toda essa grana deixada nessa empresa”, escreveu.

Uma outra consumidora sugere que os lesados entrem com processo em algum Juizado Especial Cível (JEC), caso ainda não tenham recebido o reembolso após os 60 dias úteis do cancelamento do pacote de viagem.

“Ingressem com ação no JEC que é bem mais rápido para resolver do que vocês ficarem aguardando a boa vontade da empresa! Infelizmente a solução é esta! JEC não precisa pagar advogado. Se informem nas suas cidades como proceder”, escreveu a consumidora.

Um cliente fez um relato a respeito do drama que enfrenta a pouco mais de um mês para a viagem. Ele afirma que ainda não recebeu informações sobre o pacote contratado e pede ajuda aos demais integrantes do grupo.

“Eu tenho uma viagem marcada para Inglaterra em junho com as 3 opções sugeridas, o pacote também se encerra em junho, não tem como a empresa postergar mais por ser fim do pacote. Não recebi o plano de voo, no chat online a atendente não resolveu”, diz o cliente, que tem mais dois pacotes contratados com o Hurb, um para a Alemanha e outro para o Chile.

Uma outra afirmou sentir “vergonha” por ter sugerido à toda sua família uma viagem por meio dos serviços do Hurb. Ela também diz ter indicado a empresa a amigos.

“Tenho uma viagem com toda a família para 2024. Fiz o pagamento pelo cartão de crédito, mas minha mãe e irmã estão pagando o boleto todo mês. Com tudo o que está acontecendo estamos querendo pedir estorno. Alguém sabe se pode pedir mesmo pagando pelo boleto? Estou morrendo de vergonha, fiz toda a família embarcar nessa e ainda indiquei aos amigos”, relatou.

Calotes, ameaças e deboche

O Hurb é alvo de milhares de queixas de clientes que compraram pacotes e não conseguem viajar. No entanto, João Ricardo Mendes, ex-CEO do Hurb, havia reagido às reivindicações dos consumidores com ameaças e deboche.

A crise no Hurb teve início durante a pandemia de covid. No auge da propagação do coronavírus, a empresa vendeu pacotes turísticos com preços abaixo do valor de mercado. Mas agora a agência tem dificuldade para cumprir os contratos firmados.

Desde o começo do mês clientes relatam atrasos no pagamento a hotéis e pousadas pelo Brasil. Esses estabelecimentos então passaram a parar de receber novos hóspedes da startup carioca.

Mais de uma dezena de hotéis independentes publicaram nas redes sociais comunicados informando aos clientes que não vão mais aceitar check-ins de reservas feitas pelo Hurb. O problema afeta de pousadas a grandes redes hoteleiras de todo o País.

As reclamações foram tratadas com deboche pelo ex-CEO do Hurb. João Ricardo Mendes publicou um vídeo em 13 de abril no qual aparece descalço e caminhando sobre faixa de protesto de clientes lesados, transformando-a em capacho do seu escritório. A postagem traz ainda uma série de referências desconexas ao filme Matrix e ao universo geek.

Após o deboche, João Ricardo Mendes xingou, fez ameaças e expôs dados de um cliente em um grupo de WhatsApp criado para discutir problemas relacionados aos calotes em pacotes de viagens.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Aposentada perde R$ 650 mil no golpe do falso namorado
No Rio de Janeiro, mulher tem braço amputado após cirurgia para retirada do útero
https://www.osul.com.br/entre-reembolso-e-cancelamento-lesados-pelo-hurb-sao-24-mil-pessoas/ Lesados pelo Hurb, ex-Hotel Urbano, são 24 mil pessoas 2023-04-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar