Segunda-feira, 18 de novembro de 2024
Por Bruno Laux | 1 de maio de 2023
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Apoio à investigação
Uma pesquisa divulgada neste domingo pela Genial/Quaest constatou que 81% das pessoas entrevistadas concordam com a abertura da investigação do ex-presidente Jair Bolsonaro em relação ao caso das joias sauditas. O levantamento apontou ainda que 46% dos consultados acreditam que ele possui culpa na situação.
Apoio à investigação II
Entre os entrevistados que se identificaram como eleitores de Bolsonaro nas últimas eleições, 72% informaram apoiar a abertura das investigações. Em paralelo, 61% deles declararam acreditar na inocência do ex-presidente.
Reajuste do salário
O presidente Lula anunciou neste domingo que encaminhará em breve ao Congresso um projeto de lei que determina o reajuste do salário mínimo acima da inflação. A declaração foi dada durante um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV em alusão ao Dia do Trabalhador.
Isenção do IR
Durante a fala, o presidente tornou a se comprometer com a elevação da taxa de isenção do IR para até R$5 mil por mês antes do final do seu mandato. Ele destacou que a ampliação da isenção para R$2640 a partir desta segunda-feira, representa o início da conquista do objetivo.
Abertura cancelada
A organização da AGRISHOW cancelou a cerimônia de abertura do evento prevista para esta segunda-feira. A suspensão surge após a polêmica gerada a partir da divulgação do “desconvite” do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, à ocasião.
Politização da feira
Em função da repercussão do caso, expositores da feira tem se desagradado quanto à politização que o evento vem tomando. Eles defendem que a AGRISHOW não possui este papel, mas sim o de “oferecer tecnologia para o produtor rural”.
Gestão do agro
Os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, serão ouvidos pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado nesta quinta-feira. Eles irão apresentar as principais prioridades de sua gestão para os próximos anos, além de dialogar sobre aprimoramentos na legislação relativa aos setores.
Ampliação de pena
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara aprovou o projeto de lei que amplia a pena de crimes contra crianças e adolescentes. A proposta propõe uma série de alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Código Penal.
Plano Nacional do Livro e da Leitura
O diretor do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura, Jéferson Assumção, afirmou que a pasta deve reestruturar o Plano Nacional do Livro e Leitura. O planejamento será reformulado em parceria com o Ministério da Educação e com contribuições da sociedade civil.
Reforma agrária
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, afirmou neste sábado que o governo federal deve anunciar um plano emergencial para a reforma agrária no país ainda em maio. O assunto esteve entre as promessas de campanha do presidente Lula.
Sugestão ignorada
O parecer do projeto de lei das Fake News apresentado pelo deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) estabeleceu que a imunidade parlamentar deve ser estendida para o ambiente online. A determinação ignora o apontamento do ministro do STF, Alexandre de Moraes, que sugeriu a suspensão do privilégio para ações na internet.
Avanço no turismo
O IBGE divulgou os dados da Pesquisa Mensal de Serviços do mês de fevereiro de 2023, que apontaram que o setor turístico do país está 1,9% acima do patamar anterior à pandemia da COVID-19. A pesquisa constatou ainda um crescimento de 14,8% nas atividades do segmento em relação ao mesmo período no ano passado.
Ataque aos Yanomami
O governo federal enviou uma comitiva interministerial neste domingo para acompanhar as investigações relacionadas a ataques no Território Yanomami. No sábado, três indígenas da região foram baleados por supostos garimpeiros.
Bicentenário da 1ª Assembleia Constituinte
O STF promoverá nesta quarta-feira o Seminário Bicentenário da 1ª Assembleia Constituinte – 1823. Temas como os fundamentos do constitucionalismo e da racionalidade jurídica, além dos momentos constituintes brasileiros, serão pautas do debate.
Concurso do TJRS
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul autorizou a realização de um novo concurso para técnicos e analistas do Poder Judiciário Estadual. No total, 40 vagas serão preenchidas através do processo para as duas áreas.
Controle de furtos
A Secretaria Estadual de Segurança Pública estruturou uma sugestão de projeto de lei contendo uma série de orientações sobre o controle de furtos de cabos. O material será encaminhado para municípios gaúchos onde o número de casos do gênero tem crescido exponencialmente nos últimos meses.
Mudanças no CEIC
O prefeito Sebastião Melo reuniu-se neste sábado com seu secretariado para apresentação das mudanças previstas no Centro Integrado de Comando. Nas redes sociais ele afirmou que através da reestruturação a gestão municipal busca priorizar as ações na área social e reforçar a segurança pública.
Recadastramentos do CadÚnico
A prefeitura de Porto Alegre promove nesta quinta-feira, no bairro Restinga, o primeiro mutirão para atualização do Cadastro Único. Atualmente cerca de 30 mil usuários da capital gaúcha apresentam dados incongruentes no banco de dados federal.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.