Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 2 de maio de 2023
O WhatsApp foi criado por dois antigos veteranos da empresa Yahoo, Jan Koum e Brian Acton. Desde que foi criado, o aplicativo ficou bastante popular entre os usuários, especialmente entre os brasileiros, que atualmente o utilizam como principal meio de comunicação virtual.
O mensageiro permite que os usuários enviem mensagens instantâneas e também mídias, áudios e arquivos em PDF. Através do WhatsApp ainda é possível realizar chamadas de voz quando o usuário estiver conectado à internet. A meta, atual empresa responsável pela plataforma, está sempre em busca de promover atualizações para melhorar a experiência dos usuários.
Agora, foi disponibilizada mais uma função que pode agradar bastante aos usuários. Recentemente, o WhatsApp confirmou que iria disponibilizar uma ferramenta que permite que os usuários de celulares com sistema Android pudessem começar a testar a função que deve ser liberada para todos em breve, que permite que sejam feitas transferências de mensagens entre os celulares.
No momento, a função se encontra disponível apenas para os usuários da versão Beta do aplicativo. Os usuários podem enviar o histórico de uma conversa, contando com mensagens, figurinhas e também mídias caso venha a adquirir um novo telefone. Em grande das vezes, esses itens acabam sendo perdidos quando se realiza a troca de telefone.
Para isso, não será necessário fazer backup e nem mesmo recorrer ao Google Drive. A Meta liberou o recurso, até agora, para aqueles que utilizam o WhatsApp Beta na versão 2.23.9.19. A nova função vem sendo desenvolvida desde janeiro deste ano e só está sendo testada agora.
A transferência entre conversas, então, vai funcionar de forma alternativa para quem não deseja fazer o backup na nuvem. Além disso, não será necessário mais depender do armazenamento presente na nuvem, que também exige um grande número de etapas para que a transação seja finalizada.
De acordo com os prints divulgados por aqueles que contam com a função disponível, ela está sendo nomeada “Chat transfer” ou “Transferência de conversas”, em tradução literal, e está disponível na seção “Conversas”. Ao entrar na ferramenta, aparecerá um QR Code na tela que deverá ser escaneada para o dispositivo secundário.
Ainda não ficou claro quais são os mecanismos utilizados pela empresa para que seja possível realizar a transferência de conversas, mas se estipula que seja o Wi-Fi ou Bluetooth.
Capacidade de transferência
Ainda não se sabe se a capacidade e a quantidade de mensagens e conteúdos transferidos para outro dispositivo terá alguma limitação de quantidade, mas a expectativa é que não. A Meta ainda não revelou detalhes nem uma data para que a ferramenta fique disponível para outros usuários.
Dessa forma, é preciso esperar para obter mais informações, mas o que já se sabe até o momento é que a função será liberada para um número maior de pessoas.