Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 2 de maio de 2023
Com maior acessibilidade à internet e o aumento da exposição da vida das pessoas nas redes sociais, dar palpites na vida alheia tornou-se um hábito adotado por muitos. O grande problema disso é que nem todas as críticas são construtivas, muitas vezes provocando e ofendendo os usuários.
Dados mostram que, na maioria dos casos, as menções feitas nas redes sociais são acompanhadas de críticas negativas. Não é necessário que haja algum questionamento para que essas ofensas apareçam em forma de comentários.
A busca por avaliações e comentários pode trazer grande insatisfação. Como muitos usuários não sabem lidar com as críticas, podem ocorrer discussões online. Para que essas opiniões não impactem fortemente em nossas vidas, alguns cuidados devem ser tomados.
1. Pense bem nas suas respostas
Muitas vezes, queremos responder às críticas com a mesma entonação que as recebemos. Porém, essa resposta tende a causar mais brigas e desentendimentos, já que o nível de insultos pode apenas aumentar. O ideal é sempre manter a elegância e a gentileza, preparando respostas firmes e sábias para serem usadas nessas ocasiões.
2. Nem tudo é ofensa
Com respostas escritas por trás de uma tela, não podemos ter ideia de como a mensagem deveria ter sido passada. Às vezes, críticas construtivas são levadas como ofensas pelo simples fato da má interpretação.
É importante sempre refletir sobre o que dizem. As opiniões diferentes exprimem pontos de vista únicos, que podem ser levados em consideração para o autodesenvolvimento.
3. Restrinja os comentários
Agora, as redes sociais possuem a opção de restringir o que pode ser comentado em suas postagens. Então, se você não está legal com o que é dito por aí, apenas limite os comentários às pessoas que você mais gosta.
4. Você pode não ser o alvo
Procure não levar as postagens para o lado pessoal. Muitas vezes, generalizações e opiniões divergentes podem gerar um cenário caótico. Por isso, entenda a quem as pessoas querem se referir, e se possível, evite se posicionar ativamente o tempo inteiro.