Sábado, 11 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 5 de maio de 2023
José Mucio deu a declaração na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado
Foto: Hamilton Garcia/Ministério da DefesaO ministro da Defesa, José Mucio, afirmou, em uma comissão do Senado, que as Forças Armadas não participam da política atualmente e que não estão ocorrendo manifestações públicas de militares sobre os assuntos de Brasília.
“Tem sido extremamente louvável a atuação das Forças nestes últimos episódios que vivenciamos. Os senhores senadores e os muitos presentes aqui há muitos meses não veem uma nota nas redes sociais de desagravo, uma nota de protesto. Em momento nenhum, as Forças Armadas têm participado da política”, disse o ministro em resposta ao senador Renan Calheiros (MDB-AL), na quinta-feira (4).
“Qualquer militar que se dispuser a entrar na política, com sucesso ou insucesso, ele não voltaria às Forças Armadas. Isso porque a experiência diz que aqueles que não têm sucesso para se preparar para o novo pleito, voltam com proselitismo político e começam a fazer campanha dentro das próprias Forças”, prosseguiu Mucio.
O ministro atendeu a um convite da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado para falar sobre os projetos e as perspectivas da Defesa e das Forças Armadas.