Domingo, 12 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 30 de maio de 2023
Bloco reúne Brasil, Rússia, Índia,China e África do Sul. Na foto, o ministro Fernando Haddad
Foto: Joédson Alves/Agência BrasilO ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira (30) que, na reunião com governadores do NDB (Novo Banco de Desenvolvimento), foram tratados temas como a inclusão de novos membros no grupo, bem como estratégias de investimentos voltados à transição ecológica.
Haddad lembrou que a reunião virtual foi a estreia da ex-presidenta Dilma Roussef no banco dos Brics, bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia,China e África do Sul.
Expansão
“Os governadores apresentaram, na verdade, suas considerações sobre a agenda do banco”, disse Haddad. “Foi falado genericamente da necessidade de expandir os fundos; estudar a inclusão de novos membros; e focar os investimentos em questões estratégicas, sobretudo investimentos no chamado Sul Global, voltados para a questão da transição ecológica”, acrescentou.
Perguntado sobre se o banco ofereceria garantias para empréstimos a investidores brasileiros que vendem para a Argentina, o ministro disse que “não houve espaço” para debates sobre este tema.