Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 3 de junho de 2023
É recomendado que eventuais vítimas desse tipo de golpe abram boletim de ocorrência
Foto: ReproduçãoA Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul emitiu alerta a população sobre os cuidados necessários no momento de efetuar pagamentos com Pix, para que sejam feitos sempre a partir dos canais oficiais do governo estadual.
No caso do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a recomendação é sempre utilizar o acesso de pagamento pelo canal oficial da Receita Estadual. O site verdadeiro para a geração do QR Code do pagamento do IPVA é www.sefaz.rs.gov.br/apps/ipva.
O cidadão deve evitar fazer buscas na internet, pois a ação de golpistas disponibiliza links falsos, que direcionam o contribuinte à geração de códigos Pix fraudulentos, cujo pagamento é revertido para pessoas físicas e não para os órgãos oficiais.
É recomendado que eventuais vítimas desse tipo de golpe abram boletim de ocorrência (BO) relatando o ocorrido para que as medidas legais possíveis possam ser adotadas.
Antes de efetuar o pagamento do IPVA verifique se as informações do destinatário estão corretas.
Funcionamento do Pix
O Pix foi criado pelo Banco Central em 2020 e é uma das formas de fazer transferências e pagamentos bancários mais utilizados pelos brasileiros.
De acordo com o Banco Central, até março, o sistema já tinha mais de 206 milhões de chaves cadastradas e mais de 1,5 bilhão de transações.
Com o Pix, você pode fazer transferências e pagamentos de forma instantânea, gratuita e a qualquer dia e horário. Isso faz com que ele seja bastante popular, uma vez que os concorrentes TED e DOC não são gratuitos, só funcionam em dias úteis e podem levar mais de um dia para chegarem ao recebedor.
Os principais atrativos do Pix são também os que mais chamam a atenção dos criminosos: a possibilidade de fazer transações gratuitas e instantâneas a qualquer dia e horário.
Por causa disso, os usuários do serviço têm menos tempo para perceber que estão sendo vítimas de um golpe e pode não dar tempo de cancelar a operação.
Não caia em golpes
Antes de transferir ou pagar, verifique a identidade de quem está solicitando o Pix.
Se desconfiar da mensagem, não conclua a operação. Principalmente em casos de amigos que estão em suposta dificuldade financeira;
Os aplicativos estão cada vez mais simples de usar e os usuários, mais desatentos, por isso, preste bastante atenção antes de clicar para confirmar uma operação e confira todos os dados;
Se não estiver acostumado a utilizar a ferramenta, a dica aqui é fazer testes com amigos e familiares que já utilizam a tecnologia para treinar as etapas.
Nesse caso, vale pedir o dinheiro de volta, pois o processo não envolve nenhum custo para quem envia e recebe.
Não clique em links recebidos por e-mail, mensagens de SMS, WhatsApp, redes sociais que direcionam a cadastros de chaves Pix.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul