Terça-feira, 21 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 6 de junho de 2023
As obras foram realizadas com recursos vindos de doações à Associação dos Amigos do HMIPV, no valor de aproximadamente R$ 400 mil
Foto: PMPA/DivulgaçãoParedes coloridas com figuras de animais da floresta fazem parte do novo layout da emergência pediátrica do HMIPV (Hospital Materno Infantil Presidente Vargas), em Porto Alegre.
Após passar por reforma – que não interrompeu o atendimento às crianças – o setor foi entregue nesta terça-feira (06), e recebeu a visita do prefeito Sebastião Melo e do secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter.
As obras foram realizadas com recursos vindos de doações à Associação dos Amigos do HMIPV, no valor de aproximadamente R$ 400 mil. O projeto arquitetônico foi criado de forma voluntária pela arquiteta Suzana Ryff Moreira.
Melo agradeceu aos parceiros que investiram para melhorar a saúde. “Vamos continuar qualificando os serviços com a contratação de mais 148 profissionais para unidades de saúde e abertura de novos leitos clínicos e de UTI para desafogar as emergências”, disse o prefeito.
As melhorias incluíram renovação de toda a estrutura interna, pintura, colocação de novo piso e de ar-condicionado, novos móveis e aquisição de trocadores para bebês. Contou ainda com reforma dos banheiros e da área de trabalho dos profissionais.
“É muito importante poder renovar este espaço que é referência não só para a população de Porto Alegre, mas também para outras cidades do Estado”, afirmou Ritter, enfatizando que o ambiente ficou mais acolhedor para os pacientes e profissionais.
A presidente da associação, Fernanda Etchepare, destacou a importância do trabalho conjunto entre sociedade civil e poder público. “As maiores beneficiadas com as doações são as crianças atendidas no hospital”, destacou. O diretor-geral do HMIPV, Cincinato Fernandes Neto, também agradeceu pelo empenho dos doadores.
A emergência pediátrica do HMIPV possui três consultórios e capacidade de atendimento para até 21 leitos. Atende em média 2,9 mil crianças por mês. Administrado pela Secretaria Municipal de Saúde, o hospital fica na avenida Independência, 661.