Terça-feira, 21 de janeiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Brasil teme o avanço de medidas protecionistas no comércio internacional, diz ministro das Relações Exteriores

Compartilhe esta notícia:

Mauro Vieira defendeu um papel mais efetivo de entidades como a Organização Mundial do Comércio

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Comparecimento de chanceler como convidado foi negociado por Renan Calheiros. (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse que o Brasil teme o avanço de medidas protecionistas no comércio internacional. Durante discurso na reunião do Grupo de Ottawa, em Paris, na França, na quinta-feira (8), Vieira defendeu um papel mais efetivo de entidades como a OMC (Organização Mundial do Comércio).

Segundo ele, o Brasil está preocupado com a utilização de questões envolvendo a sustentabilidade ambiental para acobertar medidas protecionistas.

O Grupo de Ottawa é uma aliança de países, criada em 2018, que defende justamente a modernização da OMC e inclui Austrália, Brasil, Canadá, Chile, União Europeia, Coreia do Sul, Japão, Quênia, México, Noruega, Nova Zelândia, Cingapura e Suíça.

“Todos sabemos da importância do sistema de solução de controvérsias como um dos três principais pilares e razões de existência da OMC. O Brasil favorece um sistema que produza resoluções verdadeiramente vinculantes, alcançadas por um corpo de juízes imparcial e profissional, dentro de uma estrutura em dois níveis”, acrescentou o chanceler brasileiro.

Ele destacou ainda a importância e urgência do restabelecimento do Órgão de Solução de Controvérsias da OMC, que está paralisado desde 2019. A reunião também contou com a participação da diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala.

As discussões no Grupo de Ottawa ocorrem no contexto de preparação para a próxima reunião ministerial da OMC, que deve ser realizada nos Emirados Árabes Unidos em fevereiro de 2024.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Polícia Rodoviária Federal apreende carga de pasta-base de cocaína avaliada em R$ 13 milhões no litoral gaúcho
Em vídeo, governo federal reforça políticas para a comunidade LGBTQIA+
https://www.osul.com.br/brasil-teme-avanco-de-medidas-protecionistas-no-comercio-internacional-diz-ministro-das-relacoes-exteriores/ Brasil teme o avanço de medidas protecionistas no comércio internacional, diz ministro das Relações Exteriores 2023-06-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar