Terça-feira, 21 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 9 de junho de 2023
Junho é o Mês do Orgulho LGBTQIA+
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência BrasilO Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania divulgou na quinta-feira (8) um vídeo produzido em parceria com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República no qual reafirma que o governo federal tem compromisso com a igualdade e com o respeito à diversidade e à comunidade LGBTQIA+.
“A comunidade LGBTQIA+ existe, é importante e merece ser valorizada em toda a sua diversidade”, diz o vídeo, divulgado no Mês do Orgulho LGBTQIA+. A produção audiovisual apresenta políticas públicas de promoção e defesa dos direitos de todas as pessoas, com a adoção de iniciativas para inclusão e valorização da comunidade LGBTQIA+.
Entre elas as iniciativas, estão a criação da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ e do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de LGBTQIA+; o Pacto Global Contra Todas as Formas de Discriminação, o lançamento da Carteira de Registro Civil que não indicará sexo da pessoa nem fará distinção entre nomes social e de registro; e reconhecimento simplificado de reconhecimento de refugiados LGBTQIA+.
“Estamos empenhados em promover políticas inclusivas, combater a discriminação e garantir que todas as pessoas LGBTQIA+ tenham seus direitos assegurados. Reconhecemos a importância da representatividade e da construção de um país onde todas as pessoas se sintam acolhidas e respeitadas”, diz postagem do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Na quinta, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, e a secretária Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat, participam da 22ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+, em São Paulo.