Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 15 de junho de 2023
As equipes atenderão das 10h30 às 16h30, em ônibus estacionado no Parque da Redenção entre o espelho d’água e o chafariz, em Porto Alegre
Foto: Giulian Serafim/PMPAEm clima de festa junina e com os esforços voltados à ampliação da cobertura vacinal dos porto-alegrenses contra a gripe, a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) realiza neste domingo (18), o 1º Arraial da Vacinação.
As equipes atenderão das 10h30 às 16h30, em ônibus estacionado no Parque da Redenção entre o espelho d’água e o chafariz, em Porto Alegre. A ação da SMS integra as programações do Arraiá da Redenção, que é realizado pela prefeitura do Parque da Redenção e pelo Coletivo Poa com apoio da Prefeitura de Porto Alegre. Conta com shows de artistas locais, expositores de feiras e gastronomia variada.
Pessoas a partir de seis meses de idade podem receber a vacina contra a gripe, em especial os grupos prioritários como idosos, gestantes e crianças. Até o momento, na população alvo foram aplicadas mais de 415.811 doses nas unidades de saúde do município. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é a imunização de pelo menos 80% dos públicos elegíveis.
“A imunização da população é fundamental para reduzir a circulação do vírus da gripe e evitar o agravo de doenças respiratórias e consequentes internações hospitalares”, reforça a diretora de Atenção Primária Vânia Frantz
A vacina é anual e protege contra três cepas do vírus influenza que mais circularam no ano. Para receber a dose contra a influenza é preciso estar bem de saúde e não apresentar quadro agudo de gripe.
Unidades de saúde
A vacina contra gripe está disponível nas unidades de saúde de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento de cada serviço – incluindo as unidades que funcionam em horário estendido (em 17 unidades, até as 22h).
Aos sábados e domingos, até o final do inverno, a vacinação é oferecida em unidades de saúde definidas pela SMS. A medida integra as ações da prefeitura para a Operação Inverno. A partir da administração da vacina, o organismo necessita de 15 dias para criar os anticorpos necessários, garantindo a proteção contra os vírus.