Segunda-feira, 06 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Lula se encontra com presidente da Colômbia em evento sobre Amazônia

Compartilhe esta notícia:

Encontro dos dois chefes de Estado é uma preparação para a Cúpula Amazônica, marcada para agosto em Belém

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Os oito países da Bacia Amazônica estão reunidos desde quinta-feira (06), em Leticia, na Colômbia, para iniciar o “caminho para a Cúpula Amazônica”, encontro preparatório para o evento que será realizado em agosto, em Belém. Neste sábado (08), se juntam ao evento o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o da Colômbia, Gustavo Petro.

“Teremos mais de 600 especialistas e ministros do Meio Ambiente dos oito países da bacia amazônica em Leticia, na Colômbia. A conferência será encerrada com o encontro dos presidentes de Brasil e Colômbia”, escreveu, em sua conta no Twitter, o presidente colombiano, sobre o encontro com Lula.

Os ministros do Meio Ambiente dos oito países amazônicos – Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela – se reunirão nos dias 8 e 9 de agosto em Belém para “resgatar” os princípios do Tratado de Cooperação Amazônica de 1978. Desse acordo, nasceu, em 1995, a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, cuja última cúpula foi realizada em 2009.

Além de Marina Silva, ministra do Meio Ambiente do Brasil, vai participar do encontro a titular da pasta de Povos Originários, Sonia Guajajara. A reunião deste fim de semana em Leticia, na tríplice fronteira com Brasil e Peru, discute os pontos que serão abordados na cúpula de agosto, a fim de produzir aportes técnico-científicos necessários para chegar a acordos.

Desmatamento e crimes ambientais transnacionais, conservação, restauração ecológica, bioeconomia, direitos dos povos indígenas, saúde e educação, mecanismos financeiros em meio à crise da dívida externa, gestão da informação, ciência, tecnologia e conhecimento indígena serão temas debatidos no evento em Leticia.

Uma das questões que a Colômbia colocará na mesa é o chamado ponto de não retorno. “Se a Amazônia ultrapassar 20% de desmatamento, ela chegará a um ponto sem volta, o que significa que não terá mais capacidade de se regenerar. Desses 20%, a Amazônia chega, hoje, a 17%”, diz o Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável colombiano.

Recentemente, o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) divulgou que os 30 dias de junho registraram o maior número de queimadas para o mês nos últimos 16 anos tanto na Amazônia como no Cerrado. Foram 3 075 focos de incêndio na Floresta Amazônica – no ano passado, foram 2 562.

O primeiro semestre de 2023 também apresentou aumento em comparação ao mesmo período de 2022. Ao todo, tivemos 8 344 registros neste ano, ante 7 533 no ano passado. É um salto de 10%. A expectativa é de que o total de incêndios aumente por causa do El Niño.

Já o balanço de desmatamento do semestre mostrou uma queda de 33,6% na comparação com o mesmo período do ano passado. Entre os nove Estados da Amazônia Legal, só Mato Grosso teve alta nas taxas de destruição da floresta nos seis primeiros meses do ano.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Porto Alegre mantém cinco unidades de saúde abertas neste domingo
Grêmio encerra preparação para a partida contra o Botafogo pelo Brasileirão
https://www.osul.com.br/lula-se-encontra-com-presidente-da-colombia-em-evento-sobre-amazonia/ Lula se encontra com presidente da Colômbia em evento sobre Amazônia 2023-07-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar