Quarta-feira, 05 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 26 de novembro de 2015
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki negou o pedido de revogação de prisão feito pela defesa do banqueiro André Esteves e ainda determinou que ele seja encaminhado para o presídio Ary Franco, na Zona Norte do Rio de Janeiro, na noite de quinta-feira.
Um dos homens mais ricos do País, Esteves está preso desde quarta-feira suspeito de obstruir as investigações do esquema de corrupção da Petrobras com o senador Delcídio do Amaral (PT-MS). Os dois teriam negociado a compra do acordo de delação do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró para não serem citados, prometendo uma mesada de 50 mil reais, além de tratarem da fuga.
O dono do BTG Pactual cumpria pena na prisão temporária em cela da Superintendência da Polícia Federal, no Centro do Rio. A PF, no entanto, informou ao ministro do Supremo que não tinha condições de mantê-lo no local porque é a única superintendência do País que não possui um sistema para custódia de presos.
Por isso, todos os detentos levados para o local passam, geralmente, uma única noite antes de seguirem para um presídio do sistema penitenciário do Rio. O presídio Ary Franco tem uma ala de presos à disposição da Justiça Federal. Zavascki também rejeitou o pedido de revogação da prisão. A defesa alegava que ele nunca teve em mãos qualquer depoimento da Lava-Jato e que não conhece as pessoas envolvidas.