Terça-feira, 24 de dezembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Federação dos Bancos alerta para golpes envolvendo o programa Desenrola Brasil

Compartilhe esta notícia:

Conforme a entidade, criminosos podem aproveitar o programa para aplicar golpes por meio de links falsos e da engenharia social, que usa técnicas para enganar o usuário

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Conforme a entidade, criminosos podem aproveitar o programa para aplicar golpes por meio de links falsos e da engenharia social, que usa técnicas para enganar o usuário. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu alerta para golpes envolvendo o Programa Desenrola Brasil, que entrou em vigor na última segunda-feira (17).

Conforme a entidade, criminosos podem aproveitar o programa para aplicar golpes por meio de links falsos e da engenharia social, que usa técnicas para enganar o usuário para que ele forneça dados confidenciais, além de realizar transações financeiras para o golpista.

A Febraban orienta que as pessoas interessadas em renegociar as dívidas dentro do Desenrola Brasil busquem informações nos canais oficiais dos bancos que aderiram ao programa, como nas agências, no internet banking ou em seus aplicativos bancários. A Febraban salienta que não envia comunicado para renegociar dívidas no Desenrola. Caso receba qualquer mensagem com o logotipo da entidade ou de bancos, o cliente deve descartá-la e entrar em contato com os canais oficiais da instituição financeira, como agência, internet banking e aplicativo bancário.

“É muito importante que o cliente não clique em links recebidos por aplicativos de mensagens, de redes sociais e patrocinados em sites de busca. Faça você mesmo o contato com o seu banco. Fique atento para que não sejam aceitas propostas de envio de valores com a finalidade de garantir melhores condições de renegociação das dívidas. Reforçamos que somente é possível renegociar as dívidas nos canais oficiais dos bancos”, disse, em nota, Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.

Desenrola

Nessa primeira fase do programa, as instituições financeiras limpam o nome das pessoas com débitos de até R$ 100. A dívida não é perdoada. Apenas o devedor deixa de ficar com o nome sujo e pode contrair novos empréstimos e fazer operações como fechar contratos de aluguel. Há ainda a possibilidade de renegociação de débitos com bancos por devedores com renda de até R$ 20 mil. O Desenrola só abrange dívidas contraídas até 31 de dezembro do ano passado.

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

“Eles terão que aguentar de novo”, diz Neymar sobre Copa do Mundo de 2026
Procuradoria da República no Distrito Federal defende arquivamento de ação contra o tenente-coronel Mauro Cid na Comissão de Inquérito
https://www.osul.com.br/federacao-dos-bancos-alerta-para-golpes-envolvendo-o-programa-desenrola-brasil/ Federação dos Bancos alerta para golpes envolvendo o programa Desenrola Brasil 2023-07-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar