Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Deputados de oposição apresentam projeto para suspender decreto sobre armas

Compartilhe esta notícia:

Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) apresentou o projeto com apoio de outros 52 parlamentares

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Proposta está em análise na principal comissão da Câmara; relator é o deputado bolsonarista Paulo Bilynskyj. (Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

Deputados de oposição apresentaram um projeto para sustar os efeitos do novo decreto sobre armas do governo Lula neste sábado (22). O texto, assinado por 53 parlamentares, tem o objetivo de restabelecer as normas da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de acordo com o autor da proposta, Paulo Bilynskyj (PL-SP).

O parlamentar escreveu nas redes sociais que o decreto apresentado na sexta-feira (21), tem elementos que “exorbitam o poder regulamentar, uma vez que viola o Estatuto do Desarmamento”.

O decreto torna o controle de armas no País mais rígido. Entre as mudanças, estão a redução do limite de armas a que podem ter acesso CACs (caçadores, atiradores esportivos e colecionadores), a restrição de uso de alguns calibres, como o da pistola 9 mm, só para as forças de segurança, e a limitação de horário de funcionamento para clubes de tiro.

O governo federal também vai migrar progressivamente do Comando do Exército para a Polícia Federal o controle dos equipamentos usados pelos CACs. O texto tem validade imediata, assim que for publicado no Diário Oficial.

A flexibilização do acesso a armas foi uma das principais medidas tomadas por Bolsonaro. O número de registros CACs subiu de 117,5 mil em 2018 para 783,4 mil no ano passado.

Um dos principais argumentos de Bolsonaro era de que a facilitação de acesso às armas pelos civis fazia valer o direito de legítima defesa. A maioria dos especialistas em segurança, porém, afirma que a maior circulação de armas na sociedade não inibe o cometimento de crimes e aumenta o risco de outros tipos de violência.

Um dos co-autores do projeto de decreto legislativo que visa a sustar as novas medidas do governo federal, Ubiratan Sanderson (PL-RS), afirmou no Twitter que o decreto foi “deleteriamente editado por Lula com o objetivo de atacar os CACs e quebrar os lojistas de artigos de tiro esportivo no Brasil”.

O texto pode revogar as normas editadas pelo Poder Executivo, mas precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Para ampliar arrecadação, governo articula a aprovação de marco legal da indústria de games
Unidade móvel de saúde estaciona em quatro bairros nesta semana em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/deputados-de-oposicao-apresentam-projeto-para-suspender-decreto-de-armas-de-lula/ Deputados de oposição apresentam projeto para suspender decreto sobre armas 2023-07-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar