Domingo, 12 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 6 de agosto de 2023
A goleira Musovic foi o grande destaque das europeias, que avançaram para as quartas de final da competição e vão encarar o Japão
Foto: Fifa/TwitterNo duelo mais aguardado das oitavas de final da Copa do Mundo feminina, a Suécia conseguiu uma difícil vitória contra os Estados Unidos por 5 a 4 nos pênaltis na manhã deste domingo (06). Pela primeira vez na história, as norte-americanas são eliminas nas oitavas de final da competição e com o VAR sendo protagonista em momento decisivo.
A goleira Musovic foi o grande destaque das europeias, que avançaram para as quartas de final da competição e vão encarar o Japão, que é a “sensação” do Mundial até o momento.
O primeiro tempo começou com a seleção sueca sendo um pouco mais ousada, partindo para o ataque logo de cara. Contudo, este ímpeto inicial logo foi cessando. Assim, as europeias passaram a ter dificuldades na construção das jogadas ofensivas e ficaram focadas apenas na defesa.
Os Estados Unidos tiveram mais posse e passou a jogar no campo de ataque. Aos 33, Horan quase abriu o placar com uma bela cabeçada, mas a bola explodiu no travessão e saiu por cima do gol.
Já na segunda etapa, as norte-americanas voltaram a pressionar. Horan tentou balançar as redes novamente, mas viu Musovic brilhar com grande defesa. As atuais campeãs seguiram dominando a partida, mas com poucas chances claras, enquanto as suecas só foram ameaçar nos minutos finais.
A veterana Alex Morgan quase marcou seu primeiro gol na Copa aos 43. Após cruzamento na área, a atacante cabeceou bem, mas Musovic salvou a Suécia novamente. Assim, com o empate sem gols no tempo regulamentar, o partida foi para a prorrogação.
A veterana Rapinoe entrou no tempo extra e ajudou os Estados Unidos a criarem mais boas chances. Porém, as finalizações acabaram sendo ineficazes, indo para fora ou parando em Musovic.
Deste modo, após a persistência do empate, o confronto foi para a decisão por pênaltis. Rapinoe, Sophia Smith e O’Hara perderam suas cobranças. E no pênalti decisivo, Hurtig cobrou, Naeher chegou a defender em dois tempos, mas, após checagem no VAR, ficou claro que a bola entrou e deu a classificação para as suecas.
Próximo jogo da Suécia
Com a classificação, a Suécia vai enfrentar o Japão pelas quartas de final da Copa do Mundo. O grande duelo será na sexta-feira (11), às 4h30 (de Brasília), no Eden Park.