Sábado, 18 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 17 de agosto de 2023
A mãe de Larissa Manoela se pronunciou publicamente pela primeira vez desde que a filha explicou ao Fantástico por que rompeu com Silvana Taques e Gilberto Elias. Em entrevista, Silvana disse que deixou as atividades de pedagoga há 18 anos para se dedicar exclusivamente à carreira de Larissa Manoela. Diz que foi “empresária, cozinheira e motorista” e ajudou a filha na construção do patrimônio, estimado em R$ 18 milhões.
Silvana se recusou a falar das acusações da filha, mas aceitou detalhar como se sentia diante da situação: “profunda tristeza, desolação e imensa preocupação com ela”. A pedagoga afirmou que, apesar do impacto da entrevista ao “Fantástico”, seu sentimento pela filha segue o mesmo. Ela nega que tenha tentado controlar os passos da artista.
“Se houve alguma falha minha e do meu marido, foi talvez a de pecar pelo excesso de zelo com ela. Fizemos de tudo para ela nunca precisar aprender algo pela dor. Tentamos poupá-la de sofrimentos”, afirmou Silvana.
A pedagoga também disse que nunca teve a intenção de prejudicar a filha e que nada nunca faltou a Larissa Manoela.
“Amo a minha filha, e continuarei amando. Tudo o que eu fiz, por anos, foi respeitar as escolhas dela. Nada foi feito, nenhuma decisão foi tomada, sem o conhecimento e o consentimento dela. Sempre perguntamos para a Larissa sobre cada trabalho e esclarecíamos: ‘Você não é obrigada a fazer'”, afirmou Silvana. “A nossa única intenção como pais, ao constituir as empresas, foi blindar o patrimônio da Larissa contra terceiros. Nunca quisemos ficar com nada dela.”
Na entrevista, Silvana também confirmou ser contra o relacionamento da filha com o ator André Luiz Frambach. “Aceitei, mas não concordei”, disse ela, sobre a decisão de Larissa Manoela de ir morar com o noivo. A pedagoga afirmou esperar que o rompimento com a filha seja revertido no futuro.
“No momento em que ela sinalizar que precisa de nós, com certeza estaremos de braços abertos para ajudá-la no que for preciso”, destacou Silvana. “Jamais eu deixarei de ser a mãe dela. Jamais deixarei de amá-la. Embora pequena, formada apenas por nós três, sempre fomos uma família. E ela sempre foi uma ótima filha.”
Entenda o caso
A artista não estava satisfeita com a condução de seus negócios e decidiu tomar as rédeas da própria carreira, o que desagradou a família. O casal cuidava dos contratos dela a partir de três empresas, e Larissa detalhou ao programa dominical da TV Globo o que descobriu acerca da composição societária das firmas e de certas cláusulas que a fizeram tomar a atitude de não mais contar com os familiares na administração de seus negócios.
Na quarta-feira, os advogados de Larissa Manoela ainda detalharam que ela não tinha conta bancária até 2022 e que, dos 11 imóveis conquistados com o dinheiro de seu trabalho, só tem um com sua própria assinatura.
Dalari
Larissa Manoela era sócia de três empresas, uma delas chamada Dalari, aberta por Silvana e Gilberto em outubro de 2014, quando a atriz tinha apenas 13 anos. É pela Dalari que passava grande volume dos contratos da artista e está a maioria do patrimônio que ela adquiriu em 18 anos de trabalho.
Os pais contaram à filha que cada um dos três tinha partes iguais na empresa: 33,33%. Mas quando Larissa procurou contadores descobriu que ela era dona de apenas 2% de participação.
Cláusula abusiva
Numa segunda empresa, de acordo com as revelações feitas ao Fantástico, Larissa era a única dona. Porém, havia uma cláusula que dava aos seus pais plenos poderes para fazer negociações sem autorização dela.
“Eu era a única sócia, mas eles eram 100% administradores dessa empresa. Por isso que eu era só comunicada. Eles podiam decidir, assinar e se comprometer por mim”, disse a atriz.
Numa terceira empresa, dividida em três partes iguais e criada em maio de 2022, a ideia era reunir todo o patrimônio da primeira empresa, mas Larissa disse que isso nunca aconteceu de fato.
Tentativa de acordo
Com uma própria equipe de advogados, Larissa Manoela se reuniu com os pais em março deste ano para chegar a um acordo em relação à primeira empresa. Primeiro, ela propôs 60% para ela, 40% para os pais. Eles pediram o contrário. Depois, chegou-se ao valor de meio a meio, mas eles queriam 6% dos ganhos de Larissa pelos próximos dez anos. Ela não aceitou e tirou os dois da administração da empresa individual. Começou a renegociar os contratos feitos com a Dalari para levá-los para a empresa em que ela concentrará, a partir de agora, sua carreira.
Quanto Larissa Manoela deixou para os pais?
Larissa Manoela deixou com os pais R$ 18 milhões de seu patrimônio e pede que eles assinem distrato das duas empresas, algo que eles ainda não fizeram e, por isso, foram notificados extrajudicialmente.
“Eu tenho a plena consciência de que essa minha escolha é pra dar o conforto necessário para os meus pais”, disse Larissa, sobre a decisão de abrir mão de milhões.