Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Por Bruno Laux | 18 de agosto de 2023
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Cooperação internacional
O ministro do STF, Alexandre de Moraes, autorizou nesta quinta-feira a solicitação de cooperação internacional realizada pela Polícia Federal no âmbito das investigações sobre o desvio de presentes oficiais no governo Bolsonaro. A corporação requereu apoio dos Estados Unidos para a quebra de sigilo bancário das contas dos investigados sobre o contrabando de itens da Presidência.
Quebra de sigilo
Alexandre de Moraes deu aval positivo ainda na quinta-feira à quebra dos sigilos bancário e fiscal do ex-presidente Jair Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. A decisão ocorre em paralelo à possibilidade de admissão de culpa no caso por pessoas do entorno do ex-mandatário.
Réu confesso
O novo advogado do tenente-coronel Mauro Cid, Cezar Bitencourt, afirma que o militar irá confessar a negociação de joias nos Estados Unidos a mando de Jair Bolsonaro. O ex-ajudante de ordens do ex-presidente confirmará que comprou e vendeu os itens oficiais a partir de ordens dele.
Negação dos fatos
Parte dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro tem interpretado as investigações da PF sobre o desvio de presentes oficiais durante sua gestão como “perseguição política”. Em grupos do Telegram, bolsonaristas falam em “construção de narrativas” e “corrupção da PF” a partir das ações.
Concessão ministerial
Em uma conversa com o presidente Lula nesta quinta-feira, o líder da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), voltou a mencionar que o Progressistas deseja assumir o Ministério do Desenvolvimento Social. A pasta, que seria assumida pelo deputado André Fufuca (PP-MA), sofre resistência de concessão por membros do PT na reforma ministerial.
Aumento de diárias
O ministro da Defesa, José Múcio, assinou junto do presidente Lula o aumento de 70% no valor das diárias disponibilizadas para militares durante viagens de trabalho. A ação integra o conjunto de ações do Planalto para estreitar laços com a categoria.
Juiz de garantias
O Supremo Tribunal Federal formou maioria nesta quinta-feira para decidir pela validade e implantação obrigatória do juiz de garantias. Os magistrados seguem ainda sem consenso sobre o prazo de efetivação da figura jurídica.
Sigilo financeiro
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) quer que o Banco Central investigue o que aponta como ilegalidades nos relatórios do Coaf sobre movimentações financeiras do ex-presidente Jair Bolsonaro encaminhados à CPMI dos Atos Golpistas. O parlamentar afirma que o vazamento que expôs os R$17,2 milhões via PIX recebido pelo ex-mandatário foi um “assassinato de reputação sem precedentes”.
Reunião de material
O deputado Ricardo Salles (PL-SP), relator da CPI do MST na Câmara, afirmou nesta quinta-feira que o colegiado já possui material suficiente para elaborar seu parecer final. O grupo, com prazo de funcionamento para o dia 14 de setembro, deve encerrar seus trabalhos consideravelmente antes do esperado.
Tentativa de recondução
O procurador-geral da República, Augusto Aras, solicitou uma reunião com o presidente Lula para esta quinta-feira, em uma tentativa final de recondução ao cargo que ocupa. Ele apresentou suas ações de desmonte da Operação Lava-Jato como pontos positivos que justificariam sua permanência no posto.
Mundo real
O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) alfinetou o presidente Lula nas redes sociais comentando sobre o aumento do preço dos combustíveis no país. O parlamentar avaliou que a ampliação do valor é “o Mundo Real batendo na porta da fantasia montada pelo governo”.
Free flow
O governador Eduardo Leite assinou nesta quinta-feira um decreto que regulamenta a implantação do sistema de free flow nas rodovias gaúchas. A plataforma iniciará seu funcionamento no RS a partir de setembro, com as primeiras cobranças de tarifa aos usuários previstas para dezembro.
Café com Gov
Diretores de dez escolas da rede estadual tomaram café da manhã com o governador Eduardo Leite nesta quinta-feira, na terceira edição do projeto Café com Gov. O chefe do Executivo estadual recebeu demandas dos líderes escolares, além de discutir sobre diferentes assuntos das instituições de ensino.
Pautas do Cosud
Chefes estaduais integrantes do Consórcio de Integração Sul e Sudeste se reuniram virtualmente nesta quinta-feira para debater ações do grupo nos próximos meses. Entre as pautas de interesse dos Estados tem destaque a discussão da Reforma Tributária no Congresso, na busca de uma regra de impostos mais equilibrada para a divisão dos recursos no país.
Insegurança na Capital
O prefeito Sebastião Melo se reuniu nesta quinta-feira ao lado de secretários da sua gestão com o governador Eduardo Leite para tratar de pautas de segurança pública na Capital. Ele apresentou uma série de dados sobre a insegurança em Porto Alegre ao líder estadual, destacando o contexto do gênero agravado em bairros de maior vulnerabilidade social.
Recuperação do Centro
A Secretaria do Planejamento de Porto Alegre iniciou na quarta-feira um conjunto de reuniões para discussão de ações relacionadas ao futuro do Centro Histórico da Capital. Pautados pelo programa Centro+ e pelas obras do financiamento internacional em captação junto ao Banco Mundial e à Agência Francesa de Desenvolvimento, os encontros tratarão do destino dos investimentos obtidos pela gestão municipal para revitalização da região.
Patinete elétrico
O serviço de patinetes elétricos deve retornar à capital gaúcha na segunda quinzena de setembro, inicialmente com estações nos bairros Bom Fim, Centro Histórico e Cidade Baixa. A retomada do transporte alternativo foi anunciada pelo prefeito Sebastião Melo durante a abertura do segundo Encontro Regional do Iclei Sul.
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.