Quinta-feira, 24 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Tráfico humano: Cuba afirma que cidadãos foram traficados para lutar pela Rússia na guerra contra a Ucrânia

Compartilhe esta notícia:

O comunicado cubano disse que processos criminais foram iniciados contra os envolvidos.

Foto: Reprodução de vídeo
A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022 e entrou no território por três frentes. (Foto: Reprodução de vídeo)

Cuba afirma ter descoberto uma rede de tráfico de seres humanos para lutar pela Rússia na guerra na Ucrânia, disse o Ministério das Relações Exteriores de Havana nesta segunda-feira (4).

“O Ministério do Interior detectou e está trabalhando para neutralizar e desmantelar uma rede de tráfico de pessoas que opera a partir da Rússia, a fim de incorporar cidadãos cubanos que vivem lá e mesmo alguns que vivem em Cuba, nas forças militares que participam em operações militares na Ucrânia”, frisou o ministério em comunicado.

O comunicado do governo cubano forneceu poucos detalhes, mas disse que processos criminais foram iniciados contra os envolvidos.

“Cuba não faz parte da guerra na Ucrânia. Está agindo e agirá com firmeza contra aqueles que dentro do território nacional participam em qualquer forma de tráfico de pessoas para fins de mercenarismo ou recrutamento para que os cidadãos cubanos possam levantar armas contra qualquer país”, afirmou.

O governo russo não se pronunciou sobre as alegações. Havana já defendeu Moscou, seu antigo aliado da era da Guerra Fria, durante a guerra contra a Ucrânia. Em entrevista dada no mês de maio, o presidente cubano Miguel Diaz-Canel disse à rede estatal russa RT que Cuba condenava “a expansão da Otan em direção às fronteiras da Rússia”, ecoando um ponto de discussão usado pelo Kremlin para justificar a sua invasão.

Ele também criticou as sanções económicas dos Estados Unidos à Rússia, ao mesmo tempo que anunciava “projetos de cooperação e colaboração” russos em desenvolvimento em Cuba.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Drex: Caixa e Banco do Brasil realizam primeiras transferências entre bancos públicos utilizando o real digital
Manipulação: Campeonato Boliviano anula todos os jogos da temporada
https://www.osul.com.br/trafico-humano-cuba-afirma-que-cidadaos-foram-traficados-para-lutar-pela-russia-na-guerra-contra-a-ucrania/ Tráfico humano: Cuba afirma que cidadãos foram traficados para lutar pela Rússia na guerra contra a Ucrânia 2023-09-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar