Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 9 de setembro de 2023
Documento indica 17 pontos chave que devem ser observados para que países aumentem os esforços para evitar o aquecimento.
Foto: ReproduçãoRelatório global divulgado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas (ONU)sobre Mudança do Clima (UNFCCC) aponta que os esforços mundiais não têm sido suficientes para conter o avanço das mudanças climáticas.
O documento aponta que o ritmo atual de resposta e ações dos países signatários do Acordo de Paris não conseguirá conter o aumento da temperatura global entre 2,4º C e 2,6º C da revolução industrial até o fim deste século, como foi tratado na COP27.O documento aponta que os esforços devem ser potencializados. Também elenca 17 pontos-chave sobre o panorama atual e ações necessárias.
O relatório ressalta, por exemplo, que os países desenvolvidos devem continuar a estabelecer metas de redução de emissão, enquanto as nações em desenvolvimento a buscar ações de mitigação. “Alcançar emissões líquidas zero até meados do século ou por volta dessa data e implementar adaptações transformadoras simultâneas requerem mudanças amplas e rápidas nas práticas existentes”, diz.
O material também salienta que a emissão zero de carbono e de gases do efeito estufa requer transformações em todos os setores e contextos, o que inclui a expansão do uso de energias renováveis e a eliminação gradual da utilização de combustíveis fósseis. Da mesma forma, aponta que reverter o desmatamento e melhorar a agricultura são fundamentais na redução das emissões.,
“As emissões globais não estão alinhadas com as trajetórias modeladas de mitigação consistentes com a meta de temperatura do Acordo de Paris, e há uma janela se estreitando rapidamente para aumentar a ambição e implementar os compromissos existentes, a fim de limitar o aquecimento a 1,5 °C acima dos níveis pré-industriais”, destaca.