Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Governo do Rio Grande do Sul emite alerta para novos temporais no Estado nesta semana

Compartilhe esta notícia:

Temporais castigaram o Rio Grande do Sul no início deste mês

Foto: Freepik
A Southern, de São Paulo, apresentou o menor lance na licitação, de R$ 25,94 milhões, 5,8% abaixo do valor de referência. (Foto: Freepik)

A Sala de Situação do governo do Rio Grande do Sul, coordenada pela Defesa Civil e pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, emitiu nesta segunda-feira (11) um alerta para altos volumes de chuva e novos temporais no Estado nos próximos dias, sobretudo na Metade Sul.

O aviso aponta que, ao longo desta semana, há risco de tempo severo em grande parte das regiões, principalmente no Sul, Campanha, Oeste, Centro, Sudeste, Leste e Noroeste. Além disso, o risco é alto para queda de granizo, descargas elétricas e vento forte.

Nos próximos dias, uma área de baixa pressão atmosférica atuará sobre o Estado e vai se intensificar com o fluxo de umidade da Amazônia e com a aproximação de uma frente fria. Nos primeiros dias de setembro, os volumes de chuva ocorridos já superaram a média histórica na maior parte do Rio Grande do Sul.

A meteorologista Cátia Valente disse que a precipitação volumosa acontece em função dessa combinação de sistemas com reforço do fenômeno climático El Niño. “Nesta época do ano, é normal as chuvas começarem a ter maior frequência e intensidade por causa do fluxo de umidade que vem do Norte do Brasil, trazido em altitude pelos ventos. Associado a isso, temos a influência do fenômeno El Niño e, como um fator adicional, as águas do oceano Atlântico quentes que alimentam ainda mais os sistemas meteorológicos. Tudo isso potencializa frentes frias, baixas pressões e ciclones extratropicais”, explicou.

Previsão para a semana

Nesta segunda e terça-feira (12), há risco de tempo severo na Metade Sul, com chuva forte e temporais. Os volumes de chuva ficam em torno de 40 milímetros/dia a 80 milímetros/dia, chegando a 100 milímetros/dia em alguns pontos da região.

Na quarta-feira (13), as instabilidades se espalham pela maioria das regiões, com novo risco de temporais isolados. As chuvas volumosas persistem na Metade Sul e se espalham também para a região dos Vales e Leste.

Na Metade Sul e no Centro, os acumulados variam entre 50 milímetros/dia e 80 milímetros/dia, chegando pontualmente aos 150 milímetros/dia na Campanha e no Sul. Na Metade Norte, variam entre 20 milímetros/dia e 30 milímetros/dia e pontualmente aos 50 milímetros/dia nos Vales e Leste.

Na quinta-feira (14), permanecem as condições para chuva moderada a forte com vento, sobretudo na Metade Sul e nas regiões dos Vales, Noroeste, Norte, Leste e Nordeste. Ao longo do dia, os volumes acumulados devem ficar entre 20 milímetros/dia e 50 milímetros/dia nas regiões dos Vales, Leste e Nordeste, chegando aos 90 milímetros/dia no extremo Nordeste, nos Campos de Cima da Serra e no Litoral Norte. Além disso, não são descartados transtornos associados aos temporais isolados e aos elevados acumulados.

Na sexta-feira (15), o fluxo de umidade do oceano mantém as chuvas persistentes nas regiões Leste e Nordeste entre a madrugada e a manhã.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Impactos do aumento do piso regional na economia gaúcha são debatidos em audiência pública na Assembleia Legislativa
Treze municípios do Rio Grande do Sul são incluídos no decreto de calamidade pública
https://www.osul.com.br/novos-temporais/ Governo do Rio Grande do Sul emite alerta para novos temporais no Estado nesta semana 2023-09-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar