Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 19 de setembro de 2023
A alimentação equilibrada não envolve apenas grandes refeições saudáveis. Muitas pessoas acreditam que enquanto o café da manhã, o almoço e a janta forem baseados em alimentos bons para a saúde a escolha de lanches não precisa seguir a mesma regra. Um novo estudo mostra que essa não é a verdade.
Segundo pesquisadores do King’s College London, da Inglaterra, cerca de 1 a cada 4 adultos dos Estados Unidos consomem um ou mais lanches ao longo do dia. Já na Inglaterra, país onde o estudo foi realizado, 47% dos entrevistados afirmaram comer dois lanches por dia, enquanto 29% deles comiam com uma frequência maior.
No entanto, a descoberta que levantou uma preocupação nos cientistas é de que mais de 25% dos participantes fazem escolhas saudáveis para as refeições principais, mas preferem lanchar rotineiramente alimentos ultra processados e guloseimas açucaradas.
As escolhas “ruins” no momento de apenas beliscar antes das refeições está “ligado a um IMC (índice de massa corporal) mais elevado, maior massa de gordura visceral e maiores concentrações pós-prandiais – o período após a ingestão de uma refeição – de triglicerídeos, todos associados a doenças metabólicas, como acidente vascular cerebral, doenças cardiovasculares e obesidade”, escrevem os autores do estudo.
O horário em que se come também importa. Fazer “lanchinhos” após as 21h está associado à escolha por alimentos mais ricos em calorias, em gordura e açúcar. De acordo com os pesquisadores, os resultados dos biomarcadores (presentes no sangue) eram piores comparados às pessoas que comiam mais cedo, o que pode facilitar o aparecimento de doenças crônicas.
“Considerando que 95% de nós comem lanches e que quase um quarto de nossas calorias vêm de lanches, trocar lanches não saudáveis, como biscoitos, salgadinhos e bolos, por lanches saudáveis, como frutas e nozes, é uma maneira muito simples de melhorar sua saúde”, disse o sênior. autora Sarah Berry, pesquisadora do King’s College London, em comunicado.
Opções saudáveis
Ainda, segundo a pesquisa, nem todos os lanches devem ser evitados. Opções leves e saudáveis são a melhor escolha para investir na rotina quando já se preparam alimentações maiores de boa qualidade. É possível preparar em casa para sempre ter consigo na bolsa: nozes, frutas frescas, chips de legumes, sanduíches integrais, contendo frango e verduras, e iogurte grego, por exemplo.
“Como parte da dieta dos adultos, os lanches fornecem energia e ajudam a aumentar o consumo de nutrientes essenciais. A seleção estratégica de frutas, vegetais e laticínios com baixo teor de gordura como lanches pode ajudar a melhorar a qualidade da dieta”, escrevem os pesquisadores no estudo.