Quinta-feira, 24 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 23 de setembro de 2023
Exótico e refrescante. A água de coco é uma bebida ideal para substituir o consumo de infusões açucaradas, repor eletrólitos e se manter hidratado. De cor transparente e sabor adocicado, esse suco natural é uma importante fonte de vitaminas, minerais e aminoácidos benéficos à saúde. Entre seus principais amantes estão os atletas, que o escolhem para devolver ao corpo tudo o que perdeu após árduos treinos ou competições, outros preferem para aliviar a constipação estomacal (intestino preso) ou até para fortalecer o sistema imunológico.
É uma bebida que se encontra no interior do coco ainda verde. Caso contrário, explica Ramiro Heredia, médico especialista em medicina interna do Hospital de Clínicas José de San Martín (MN 117882), quando a fruta amadurece “esse líquido se transforma em polpa de coco, que também é comestível”.
“Especificamente, essa água provém de cocos jovens, com aproximadamente seis a sete meses de idade, e quando é de tamanho médio, a quantidade de água costuma equivaler entre meia e uma xícara de chá”, explica o médico.
Nos países tropicais e produtores de coco, como a Indonésia, as Filipinas ou o Brasil, este sumo tem uma longa tradição desde a antiguidade: as suas populações recorriam a ele para contrariar o efeito das altas temperaturas características dessas regiões graças aos seus atributos reidratantes. Por outro lado, também o usavam como remédio.
Se há algo que caracteriza esta bebida é a presença de múltiplas propriedades que, conforme elenca a nutricionista Lucila Rosso são “hidratante, antioxidante, digestiva, hipocolesterolêmica, diurética, antifúngica, desintoxicante e anti-hipertensivo”. Hoje a água de coco aparece como uma bebida saudável e atrativa aos olhos de quem dá importância aos seus cuidados pessoais.
“É muito utilizado no tratamento de desidratação relacionada a exercícios ou episódios de diarreia. Também é consumido para regular a pressão arterial e melhorar o desempenho físico, pois hidrata e repõe os minerais perdidos pelo suor, como sódio, potássio e magnésio”, acrescenta a nutricionista.
Embora a intenção desta bebida não seja substituir a água mineral, ela busca ser um complemento na hora da hidratação. Sua composição, de natureza nobre, posiciona a água de coco como muito elogiada pelos profissionais de saúde: “95% é água, 5% carboidratos e tem bom teor de minerais e vitamina C”, destaca Lucila.
“Entre outros benefícios, destaca-se que quase não contém gordura e proporciona baixíssimo índice calórico: para cada meio copo são cerca de 20 calorias”, afirma a especialista.
Por estas razões, o seu impacto no corpo é muito diversificado. Uma das principais funções desta bebida é o seu poder de hidratar o corpo graças à presença de cinco minerais: magnésio, cálcio, fósforo, sódio e potássio, sendo este último o mais presente. Dados do portal Medical News Today informam que um copo de água de coco contém 600 miligramas de potássio, enquanto uma banana média contém 420 miligramas desse nutriente.
Dessa forma, é considerado um aliado principalmente dos atletas “porque ajuda a repor os nutrientes perdidos após exercícios físicos intensos e a recuperar os músculos do desgaste físico”, de acordo com Lucila que acrescenta o diferencial em relação a algumas bebidas isotônicas:
“Tem poucas calorias e não causa distensão abdominal ou desconforto gastrointestinal. E graças a esta qualidade hidratante, é ideal para quem sofre de diarreia porque repõe a água e os eletrólitos perdidos nestes episódios”, detalha a nutricionista.
Por sua vez, devido ao seu alto teor de potássio, a função renal também será beneficiada por esta bebida lisonjeada. “A água de coco atua como diurético porque ajuda a eliminar toxinas do corpo estimulando a função renal: ajuda a produzir e eliminar a urina”, diz Lucila: “Assim, se evita a formação das pequenas pedras que dão origem às pedras nos rins. Porém, é importante destacar que diante de uma patologia dessa magnitude é necessário consultar um profissional de saúde para controlar a ingestão de água de coco, pois o alto teor de potássio pode sobrecarregar a função renal”.
Por outro lado, na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (NIH), relatam que a água de coco pode ser eficaz no tratamento da hipertensão: reduz a pressão arterial. Nesse sentido, nas palavras de Lucila, “o potássio presente melhora o relaxamento dos vasos e aumenta a eliminação do sódio pela urina. Portanto, reduz o risco de desenvolver doenças cardíacas, como infartos”.
Segundo a nutricionista, quem sofre frequentemente de cólicas também pode se beneficiar desta bebida já que “o teor de magnésio e cálcio classifica esta bebida como eficaz para sua prevenção e tratamento”.
Rica em vitamina C, a água de coco também atua como um poderoso antioxidante e melhora o funcionamento do sistema imunológico.