Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
25°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Sem definição de Lula para o lugar de Augusto Aras, saiba quem assume interinamente a Procuradoria-Geral da República

Compartilhe esta notícia:

Elizeta Ramos é subprocuradora-geral da República desde 2009

Foto: Leonardo Prado/Secom/PGR
Elizeta Ramos é subprocuradora-geral da República desde 2009. (Foto: Leonardo Prado/Secom/PGR)

O mandato de Augusto Aras à frente da PGR (Procuradoria-Geral da República) chega ao fim nesta terça-feira (26). Até a indicação de um novo procurador-geral pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a posterior posse, o cargo será ocupado por Elizeta Ramos.

Subprocuradora-geral da República desde 2009, Elizeta foi eleita vice-presidente do CSMPF (Conselho Superior do Ministério Público Federal) no dia 5 deste mês. Na sessão do CSMPF que a elegeu vice-presidente, Aras se referiu a ela como “estimada e querida amiga” e desejou sucesso se houver necessidade de assumir a PGR.

“Se sua excelência tiver a oportunidade de ocupar, ainda que interinamente, a cadeira de PGR, certamente terá a responsabilidade que lhe é própria”, afirmou Aras. Elizeta coordena a Câmara de Controle Externo da Atividade Policial e Sistema Prisional, órgão que avalia e fiscaliza as atividades das polícias no País.

Na condição de coordenadora, Ramos foi a responsável por pedir explicações à PRF (Polícia Rodoviária Federal) sobre os bloqueios nas rodovias após a vitória de Lula nas eleições de 2022. O ofício foi enviado já no dia seguinte ao segundo turno, em 31 de outubro.

Na ocasião, ela também oficiou todos os procuradores-chefes das unidades do MPF nos Estados solicitando explicações sobre as providências adotadas em cada local para impedir esses bloqueios.

No MPF, já atuou como corregedora-geral. Na função, ela foi responsável por abrir sindicâncias relacionadas à Operação Lava-Jato. Na cerimônia de posse como corregedora-geral do MPF, em outubro de 2019, Elizeta ouviu de Aras que ela “conhece todo o Ministério Público brasileiro com todas as suas peculiaridades, com todos os Brasis que se encontram contidos neste País de dimensões continentais”. O procurador-geral também destacou a afinidade e amizade que mantém com a colega.

Elizeta também já atuou como procuradora-eleitoral substituta, integrante da Câmara Criminal e coordenadora da Câmara de Direitos Sociais e Fiscalização de Atos Administrativos em Geral.

Natural do Rio de Janeiro, ela é bacharel em direito pela Faculdade de Direito da Universidade Gama Filho. Ingressou no MPF em 1989.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Saiba quais são os alimentos de origem animal mais fraudados no Brasil
Presidente do Paraguai diz que não conduzirá as negociações do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia
https://www.osul.com.br/sem-definicao-de-lula-para-o-lugar-de-augusto-aras-saiba-quem-assume-a-procuradoria-geral-da-republica-interinamente/ Sem definição de Lula para o lugar de Augusto Aras, saiba quem assume interinamente a Procuradoria-Geral da República 2023-09-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar