Domingo, 12 de janeiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Governo gaúcho anuncia redução na tributação voltada para a indústria de calçados

Compartilhe esta notícia:

A alíquota, que anteriormente estava fixada em 4%, foi reduzida para 3%.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Passo do Sobrado
A alíquota, que anteriormente estava fixada em 4%, foi reduzida para 3%. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Passo do Sobrado)

O governador Eduardo Leite anunciou, na tarde desta terça-feira (26), uma redução na tributação voltada para a indústria de calçados.

A alíquota, que anteriormente estava fixada em 4%, foi reduzida para 3%, resultando, conforme o Piratini, em um estímulo financeiro de aproximadamente R$ 60 milhões destinado às empresas do setor.

“No contexto de dificuldades fiscais em que vivíamos até poucos anos seria difícil propor essa medida. Se hoje conseguimos é porque o Estado equilibrou suas contas e pode fazer esse tipo de incentivo. O que fazemos agora é resultado de uma agenda de reformas econômicas e fiscais que o Estado aprovou com o apoio do Legislativo”, explicou o governador.

“Com a medida, o setor calçadista nos oferece novas perspectivas de investimento e geração de empregos”, complementou Leite.

Com a medida, o governo estadual pretende aprimorar o ambiente de negócios do setor no Rio Grande do Sul, dado o seu papel no mercado nacional. Conforme estudo do ano passado da Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados), durante o triênio 2020-2022, o Estado se destacou como o segundo maior produtor de pares de calçados no País, com uma média de participação de 21,7% na produção nacional. Somente em 2022 foram produzidos 192,1 milhões de pares no Estado.

O levantamento aponta ainda o Estado como o maior exportador do Brasil. No ano passado, 42,8 milhões de pares foram enviados para o exterior, com receita de US$ 616,4 milhões. Nas exportações, o Rio Grande do Sul contribuiu com 47% do valor total exportado e 30% do número de pares. A participação do calçado no Produto Interno Bruto (PIB) da indústria gaúcha é de 6%.

Atualmente, o Estado abriga 34,5% de todas as empresas calçadistas do Brasil, contando com 1.500 fabricantes registrados. O setor emprega 87 mil pessoas, o equivalente a 29,1% do total nacional. Além disso, nove dos 25 municípios brasileiros que mais empregam na indústria de calçados estão localizados no Rio Grande do Sul: Sapiranga, Novo Hamburgo, Parobé, Campo Bom, Nova Hartz, Igrejinha, Três Coroas, Rolante e Dois Irmãos. Da produção total no Estado, 40% se concentram na região do Vale do Rio dos Sinos, 17% no Vale do Paranhana e 3,2% na região da Serra/Hortênsias.

Para este ano, as projeções indicam um aumento na produção nacional entre 1% e 1,7%, juntamente com um incremento no consumo doméstico previsto entre 3% e 3,4%.

No caso do setor moveleiro, o governo implementou medidas para reduzir os custos na aquisição de placas MDF e MDP (essenciais para a produção de móveis) e aumentou a competitividade na produção de resinas destinadas ao setor.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Parque da Redenção completa 88 anos neste domingo com diversas atrações culturais
Alexandre de Moraes vota para condenar mais cinco réus pela invasão de Brasília
https://www.osul.com.br/governo-gaucho-anuncia-reducao-na-tributacao-voltada-para-a-industria-de-calcados/ Governo gaúcho anuncia redução na tributação voltada para a indústria de calçados 2023-09-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar