Quinta-feira, 24 de abril de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Injeção de corticoide e congelamento de nervo: os tratamentos de Lula; veja

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai ser submetido a uma cirurgia no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília (DF), nesta sexta-feira, 29, para tratar uma artrose no quadril. Parte do fêmur vai ser serrada e no lugar, colocada uma prótese articular.

A artrose vem causando dores fortes na região do quadril, principalmente quando ele caminha, pelo menos desde agosto do ano passado. Lula nunca foi contrário à cirurgia, esperou ganhar a eleição e dar início ao mandato. Ele mesmo marcou a data da operação em função da agenda. Mas ao longo de 2023, para suportar a dor, ele fez tratamentos dos mais variados.

O presidente fez uma infiltração (em março) e uma crioablação (em julho). A infiltração é um procedimento invasivo, no qual é aplicado corticoide e ácido hialurônico, por meio de agulha, direto no local da dor. A crioblação consiste no congelamento do nervo que deflagra a dor. A aplicação é feita com uma ponteira semelhante a uma injeção e é menos agressiva.

No fim de 2022, Lula fez a primeira infiltração.

A operação de Lula nesta sexta não é recomendada para quem passou por infiltração há menos de 3 meses por risco de infecção no pós-operatório. Ao longo do ano, Lula também fez sessões de fisioterapia, tomou analgésicos e anti-inflamatórios.

O petista declarou estar tranquilo para “ir sexta-feira ao hospital, internar, fazer a minha cirurgia, e quem sabe na segunda-feira já estar outra vez trabalhando”.

“É uma cirurgia que a ciência domina bem, não é nenhuma novidade. Obviamente é sempre cirurgia, é sempre anestesia. E, se vocês querem saber da verdade, o que eu tenho mesmo é medo de anestesia”, declarou Lula.

“Mas os médicos dizem que a anestesia avançou muito, não é como no passado mais, é mais tranquilo”, afirmou o presidente.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Senado aprova marco temporal para demarcação de terras indígenas
Senador Randolfe Rodrigues, que criticou uso de avião da FAB no governo Bolsonaro, agora defende viagem da ministra da Igualdade Racial
https://www.osul.com.br/injecao-de-corticoide-e-congelamento-de-nervo-os-tratamentos-de-lula-veja/ Injeção de corticoide e congelamento de nervo: os tratamentos de Lula; veja 2023-09-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar