Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 1 de outubro de 2023
Presidente foi submetido a cirurgias no quadril e nas pálpebras na sexta-feira (29) e está internado na unidade do Sírio Libanês em Brasília
Foto: Ricardo Stuckert/PRO médico Roberto Kalil, da equipe que fez a cirurgia no quadril do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT) deve ter alta neste domingo (1º).
Lula, de 77 anos, está internado na unidade de Brasília do Hospital Sírio-Libanês desde sexta-feira (29), quando foi submetido a duas cirurgias: uma no quadril e uma nas pálpebras.
A expectativa inicial da equipe médica era que Lula teria alta entre segunda (02) e terça-feira (03). Ainda, de acordo com Kalil, o presidente subiu e desceu escadas na manhã deste domingo.
De acordo com o último boletim divulgado pelo hospital na noite deste sábado (30) o presidente está estável e em boas condições clínicas.
Trabalho
A equipe médica de Lula já informou que não há restrição para presidente trabalhar do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República. A previsão, segundo a assessoria do presidente, é que Lula passe as próximas três semanas despachando do Alvorada.
Nestes primeiros dias, segundo a equipe médica, Lula deverá precisar de um andador para firmar os pés. O presidente também deve ficar de quatro a seis semanas sem realizar viagens.
Lula planeja retomar os destinos internacionais no final de novembro, com a participação na Conferência do Clima das Nações Unidas (COP), que será realizada nos Emirados Árabes.
Cirurgias
Quadril
A cirurgia no quadril foi uma artroplastia, que consiste em tirar a cartilagem desgastada e substituir por uma prótese. Lula vinha reclamando há meses de dores na cabeça do fêmur, no ponto de contato com o quadril.
Pálpebras
A cirurgia nas pálpebras foi realizada aproveitando o fato de que Lula já estava com anestesia geral, por causa do procedimento no quadril. A equipe médica informou que já havia planos de fazer esse segundo procedimento.
Chamada de blefaroplastia, consiste na retirada do excesso de pele das pálpebras que, com o passar do tempo, fica flácida. Em casos mais raros, a quantidade de gordura e pele pode até atrapalhar a visão.