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Porto Alegre Serviço 156 de atendimento à população de Porto Alegre recebe mais de 7 mil ligações em uma semana

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A maior parte das solicitações foram referentes ao Dmae, com cerca de 40,05% das demandas.

Foto: Giulian Serafim/PMPA
A maior parte das solicitações foram referentes ao Dmae, com cerca de 40,05% das demandas. (Foto: Giulian Serafim/PMPA)

Porto Alegre divulgou o balanço semanal das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 durante a semana de 6 de outubro a 12 de outubro. O atendimento recebeu 7.768 ligações. A maior parte das solicitações foram referentes ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), com cerca de 40,05% das demandas. Os temas mais solicitados na área do Dmae foram: vazamento na rede, paradas operacionais, contas de água, informações gerais, verificação de falta de água e de hidrômetro. Já sobre a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) foram questionados pela população os horários e itinerários de ônibus, veículos, obstrução de vias, sinalização de obras e danos materiais (32,99%).

Quanto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os temas foram referentes ao atendimento hospitalar, formas de acesso, locais de vacinação, informações de gerais e emissão de alvarás (12,10%). No Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), coletas em geral, descarte irregular, coletas de caliça, capina e roçada e remoção em vias públicas (7,49 %). Na Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), informações gerais, guia de pagamento, IPTU/TCL,ISSQN,ITBI E TFLF, nota fiscal de produto eletrônico e débito tributário (7,37%).

De acordo com a diretora da Unidade de transparência e Cidadania da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, pluvial e de esgoto cloacal, revisão de leitura e consumo e conservação de vias com asfalto (tapa-buraco).

Ouvidoria

A Ouvidoria-Geral do Município também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 6 e 12 de outubro, a Ouvidoria recebeu 142 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme a OGM, a maior parte diz respeito a saneamento, serviços urbanos, educação e saúde.

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