Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Parte da plataforma marítima de Atlântida, no Litoral Norte gaúcho, desaba; veja imagens

Compartilhe esta notícia:

Construída na década de 1970, a plataforma é um dos pontos turísticos do Litoral Norte do Rio Grande do Sul

Foto: Alexandre Prudencio/Divulgação
Construída na década de 1970, a plataforma é um dos pontos turísticos do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. (Foto: Alexandre Prudencio/Divulgação)

Parte da plataforma marítima de Atlântida, em Xangri-lá, no Litoral Norte gaúcho, desabou na madrugada deste domingo (15). A estrutura, que avança 280 metros sobre o mar, já estava comprometida devido à falta de manutenção, segundo a prefeitura.

No fim da semana passada, o local havia sido interditado pela Associação dos Usuários da Plataforma Marítima de Atlântida, que é responsável pela administração da estrutura. Ninguém ficou ferido.

Fundada em 1975, a plataforma, usada principalmente para a pesca, é um dos pontos turísticos do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Segundo a associação, o local recebia anualmente cerca de 30 mil turistas. Conforme a entidade, nos últimos anos a plataforma sofreu “duros impactos estruturais” causados por ressacas do mar.

A prefeitura de Xangri-lá pediu para que banhistas e surfistas evitem entrar na água perto da plataforma por questões de segurança. “A Plataforma Marítima de Atlântida, patrimônio da União, requer aprovação do Ministério Público Federal (MPF) e da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) para qualquer intervenção. Estimamos um investimento de R$ 5,7 milhões para revitalização, em análise conjunta com o MPF. O Município colabora ativamente”, afirmou a prefeitura em nota.

“Reforçamos que a intervenção pública é condicionada à autorização da União. Comprometemo-nos com a manutenção, conservação e revitalização da Plataforma Marítima de Atlântida, integrada em nosso projeto”, disse o Executivo municipal.

(Foto: Alexandre Prudencio/Divulgação)

(Foto: Alexandre Prudencio/Divulgação)

(Foto: Alexandre Prudencio/Divulgação)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Embaixada do Brasil no Egito aguarda sinal verde para acompanhar travessia de brasileiros em Gaza
Veículo tomba após acidente na Zona Norte de Porto Alegre
https://www.osul.com.br/parte-da-plataforma-de-atlantida-no-litoral-norte-gaucho-desaba/ Parte da plataforma marítima de Atlântida, no Litoral Norte gaúcho, desaba; veja imagens 2023-10-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar