Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 23 de outubro de 2023
Até agora, cerca de 1,4 mil brasileiros já foram resgatados da guerra de Israel contra o Hamas
Foto: FAB/DivulgaçãoMais um voo de repatriação de brasileiros que estavam em Israel pousou, na madrugada dessa segunda-feira (23), na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. Estavam a bordo da aeronave 209 passageiros e nove animais de estimação.
Até agora, cerca de 1,4 mil brasileiros já foram resgatados da guerra de Israel contra o Hamas. O KC-30 (Airbus A330 200) da FAB (Força Aérea Brasileira) foi a nona aeronave enviada pelo Brasil na Operação Voltando em Paz, do governo federal.
A aeronave decolou de Tel Aviv às 18h25min (horário local) de domingo (22) e pousou por volta das 4h (horário de Brasília) desta segunda no Rio.
O governo aguarda autorização do Egito para resgatar um grupo de brasileiros que está na Faixa de Gaza. Um avião para este fim pousou em um aeroporto egípcio na última quarta-feira (18) levando itens de ajuda humanitária.
De acordo com o último balanço do governo federal, desde 10 de outubro, 1.410 brasileiros, três bolivianas e mais de 50 animais domésticos foram transportados do território israelense para o Brasil. Outra aeronave, um VC-2 (Embraer 190) da Presidência da República, está no Cairo, capital do Egito, aguardando autorização para resgatar brasileiros.
No domingo, o Ministério das Relações Exteriores informou, em nota, que, tendo em conta as condições locais atuais e a operação regular do aeroporto de Ben Gurion, em Tel Aviv, não estão previstos voos adicionais para brasileiros em Israel.
Ainda segundo o Itamaraty, há um grupo de 30 brasileiros e familiares diretos que aguardam retirada da Faixa de Gaza, abrigado nas localidades de Khan Younis e Rafah, nas proximidades da fronteira com o Egito. “O governo brasileiro, por meio do Escritório de Representação do Brasil em Ramala, mantém permanente contato com eles”.
Desaparecido
O Itamaraty confirmou que foi notificado sobre o desaparecimento de mais um brasileiro em Israel. Trata-se de Michel Nisenbaum, de 59 anos, que possui dupla cidadania – israelense e brasileira.
Conforme informações do portal Metrópoles, os próprios familiares de Nisenbaum informaram as autoridades sobre o desaparecimento. Atualmente, ele é o único cidadão brasileiro considerado desaparecido pelo governo federal.
De acordo com o embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer, o Itamaraty também foi informado pela Interpol sobre o assunto. No entanto, ainda não há informações detalhadas sobre a data do último contato do brasileiro em Israel. O Terra entrou em contato com o Ministério, mas ainda não obteve retorno.
Até o momento, 3 brasileiros foram mortos em Israel, além de outros 3 israelenses com ascendência brasileira.