Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula pede a ministros diálogo com o Congresso para direcionar emendas a obras do governo

Compartilhe esta notícia:

Acesso ao prédio do Congresso Nacional ficará restrito nesta semana. (Foto: Pedro França/Agência Senado)

Na reunião ministerial sobre infraestrutura promovida nessa sexta-feira (3) no Palácio do Planalto, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pediu a seus auxiliares que ampliem o diálogo com o Congresso Nacional, para que deputados e senadores direcionem suas emendas parlamentares às obras estruturantes administradas pelo Executivo.

O governo tem uma relação instável com o Legislativo, que nos últimos anos ganhou poder sobre o Orçamento. Na semana passada, Lula precisou entregar a presidência da Caixa Econômica Federal a um indicado do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), em troca de governabilidade.

Aos ministros, Lula voltou a pedir celeridade na entrega de obras, e prometeu viajar pelo País a partir de dezembro para inaugurar projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida. No primeiro semestre, o presidente priorizou viagens ao exterior com o objetivo de reinserir o Brasil no cenário internacional.

Com as inaugurações, a ideia é trazer marcas concretas à gestão Lula 3 que possam ser utilizadas não somente nas eleições de 2026, mas na disputa municipal do ano que vem.

A entrada de celulares na reunião foi proibida. O encontro foi descrito à Coluna como a apresentação de um balanço por parte de cada chefe da Esplanada. De acordo com relatos, Rui Costa apresentou a execução orçamentária de cada ministério.

Foram convocados a participar os ministros Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda), Jader Filho (Cidades), Renan Filho Transportes), Waldez Goés (Desenvolvimento Regional), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Juscelino Filho (Comunicação) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação), além do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Paulo Pimenta.

O debate central nos bastidores do governo, a provável mudança na meta fiscal, ficou de fora da reunião ministerial. Como mostrou a Coluna, o Palácio do Planalto está rachado sobre a melhor maneira de concretizar a mudança da meta de déficit zero, defendida por Haddad mas rechaçada por Rui Costa, em uma disputa fratricida que tem como pano de fundo a sucessão política de Lula.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Peritos da Polícia Federal veem com desconfiança nova decisão do ministro Dias Toffoli sobre vídeo de hostilidades ao seu colega Alexandre de Moraes
Lula promete retomar agenda de viagens daqui três semanas
https://www.osul.com.br/lula-pede-a-ministros-dialogo-com-congresso-para-direcionar-emendas-a-obras-do-governo/ Lula pede a ministros diálogo com o Congresso para direcionar emendas a obras do governo 2023-11-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar