Sexta-feira, 03 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Aprovado projeto que isenta de IPTU imóveis de regularização fundiária em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Executivo diz que mudanças beneficiarão moradores de loteamentos populares.

Foto: Maria Emília Portella/SMDSE
Executivo diz que mudanças beneficiarão moradores de loteamentos populares. (Foto: Maria Emília Portella/SMDSE)

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou por unanimidade, nesta segunda-feira (6), projeto de lei do Executivo que, entre os benefícios, concede isenção de IPTU a imóveis oriundos de regularizações fundiárias. O projeto isenta ainda de ITBI os imóveis adquiridos através de bônus-moradia.

As residências em núcleos habitacionais populares oriundos de regularizações fundiárias realizadas por órgãos públicos ou empreendimentos habitacionais de interesse social ficam isentas de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e da Taxa de Coleta de Lixo (TCL) por 15 anos, quando o valor venal do imóvel não ultrapassar 55 mil UFMs (cerca de R$ 288 mil, em 2023). Se for superior, será tributado apenas pelo valor que o exceder. O benefício será concedido à população com renda familiar de até seis salários mínimos.

Os imóveis adquiridos através de bônus-moradia serão isentos de Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) até o valor de 55 mil UFMs (cerca de R$ 288 mil). Quando houver excedente, será tributado pela alíquota do imposto. O projeto estende ainda a isenção do imposto pela Central de Abastecimento do Estado do Rio Grande do Sul (Ceasa) até 2028. O local é notoriamente reconhecido como importante para a segurança alimentar do município e do Estado.

“É uma questão de justiça social mas também de desburocratização do sistema. Via de regra, essas pessoas não tem como arcar com o tributo, e as ações de cobrança acabam sendo mais onerosos para a prefeitura. Por isso reduzirmos os encargos e concedermos os benefícios para quem precisa”, destaca o secretário Rodrigo Fantinel.

“Esse é um projeto de maior justiça fiscal tributária que o município poderia ter implementado, já que por 15 anos as pessoas de baixa renda não pagarão IPTU em Porto Alegre,” ressaltou a secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Simone Somensi.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Fórmula 1: FIA notifica GP de São Paulo por invasão de pista
Lançado painel com dados inéditos sobre o fluxo de mercadorias da economia gaúcha
https://www.osul.com.br/aprovado-projeto-que-isenta-de-iptu-imoveis-de-regularizacao-fundiaria-em-porto-alegre/ Aprovado projeto que isenta de IPTU imóveis de regularização fundiária em Porto Alegre 2023-11-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar