Quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Ciência SpaceX lança a Starship, nave mais poderosa do mundo

Compartilhe esta notícia:

Empresa do bilionário Elon Musk quer usar nave em futuras missões para a Lua e Marte

Foto: Reprodução
Empresa do bilionário Elon Musk quer usar nave em futuras missões para a Lua e Marte (Foto: Reprodução)

A SpaceX, empresa de foguetes do bilionário Elon Musk, realizou neste sábado (18) o lançamento da nave Starship, considerada a mais poderosa do mundo. A decolagem ocorreu às 10h, no horário de Brasília.

A nave espacial comunicou a perda de contato com a cápsula da Starship (parte superior da nave) após a separação dos estágios. Apesar disso, a empresa classificou o teste como bem-sucedido.

Esta é a segunda tentativa de realizar um voo bem-sucedido com este modelo. Em abril, uma nave idêntica explodiu antes de atingir a órbita terrestre devido a uma falha no propulsor Super Heavy, que não se separou da cápsula Starship. A nave não estava tripulada.

Nesta nova tentativa, o voo também é não tripulado e deverá ter uma duração de cerca de 1h30. Durante este período, a nave deverá alcançar a órbita da Terra e retornar.

O propulsor da Starship explodiu logo após se separar da cápsula. Na transmissão, a SpaceX admitiu que isso não estava programado para a missão.

“Sabíamos que o hot-staging seria incrivelmente dinâmico. Sabíamos que havia uma chance de o propulsor não resistir. Mas vamos pegar estes dados e descobrir como tornar o propulsor melhor para o próximo hot-staging'”, disse a apresentadora da transmissão.

Em abril, a falha ocorreu antes da separação dos dois estágios, levando a empresa a ativar um sistema para detonar o foguete.

O lançamento ocorreu na base aérea da SpaceX em Boca Chica, no estado norte-americano do Texas.

Voo importante 

A SpaceX afirma que a Starship foi “projetada para transportar tripulação e carga para a órbita da Terra, da Lua, de Marte e além”.

A empresa possui contrato para realizar voos de carga no programa Artemis, uma série de missões planejadas pela NASA para levar humanos de volta à Lua.

Os planos para a Starship incluem também dois voos que levarão artistas ao redor da Lua, com cada voo com cerca de uma semana de duração. Um deles terá o bilionário japonês Yusaku Maezawa e artistas convidados por ele, enquanto o outro terá como primeiros passageiros o empresário americano Dennis Tito e sua esposa Akiko Tito.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Ciência

Chuva causa bloqueios em rodovias do Rio Grande do Sul
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 43 milhões
https://www.osul.com.br/spacex-lanca-a-starship-nave-mais-poderosa-do-mundo/ SpaceX lança a Starship, nave mais poderosa do mundo 2023-11-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar